Identificación y reconocimiento: la incautación de las luchas sociales en los procesos de interacción y dispositivos de medios de comunicación
DOI:
https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.25222Palabras clave:
Reconhecimento. Identidade. Lutas sociais.Resumen
O artigo se insere no debate sobre o papel dos media e dos processos de interação na transmissão dos valores e na coordenação das práticas comunicacionais que ancoram as lutas sociais, tendo em vista um panorama de necessário progresso moral para a sociedade, sejam elas categorizadas como lutas por novas configurações de representação ou por respeito e estima. Pretende-se debruçar nesta tarefa através da apresentação e posterior crítica comparativa de dois conceitos fulcrais para os Estudos Culturais e a Teoria Crítica, extraídos de seus prismas de investigação: o de “identificação”, defendido majoritariamente nos estudos de Stuart Hall, e o de “reconhecimento”, constitutivo do edifício teórico de Axel Honneth.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.