El uso de la información de investigación de marketing por las agencias de comunicación del Valle de Paraíba, SP

Autores/as

  • Flávia Chaves Valentim Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Luis Fernando Zulietti Fundação Álvares Penteado - FAAP
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.24606

Palabras clave:

comunicação publicitária. pesquisa de marketing. agências de comunicação. mercado regional.

Resumen

Os mercados publicitários do interior,com destaque ao estado de São Paulo, tem adquirido maior representatividade como aumento dos investimentos em mídia, o que amplia a necessidade de maiorprofissionalização da gestão das agências.  O objetivo foi verificar como as agências depropaganda sediadas no Vale do Paraíba - SP fazem uso de informações geradaspor pesquisa de marketing para tomada de decisão e fundamentação das campanhaspublicitárias que desenvolvem para seus clientes.  A pesquisa caracteriza-se como exploratória,de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais de agências de publicidade da região estudada. Verificou-seque os gestores das agências selecionadas como amostra compreendem a relevânciada pesquisa de marketing, no entanto o uso ainda é limitado por questão decustos, falta de credibilidade em fornecedores regionais, falta de conhecimentodos anunciantes sobre pesquisa e pela ampla gama de informação públicaexistente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Chaves Valentim Rodrigues, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté

Luis Fernando Zulietti, Fundação Álvares Penteado - FAAP

Doutor em Sociologia - PUC

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. Bolsista da Funadesp.

Publicado

2013-09-24

Cómo citar

RODRIGUES, F. C. V.; ZULIETTI, L. F.; CARNIELLO, M. F. El uso de la información de investigación de marketing por las agencias de comunicación del Valle de Paraíba, SP. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 50–66, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v16i1.24606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24606. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos