La comunicación impresa en las áreas de protección ambiental – Eestudio sobre el periódico APA Lagoa Encantada, Ilhéus-Ba
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v6i2.24208Palabras clave:
Comunicação ambiental. Jornalismo ambiental. Estudo de conteúdo.Resumen
A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, instalada no município de Ilhéus-BA, abrange uma população superior a 23 mil pessoas, onde é aplicado produto comunicacional impresso, com a justificativa de informar, educar e sensibilizar os moradoras para a conservação ambiental e a sustentabilidade. Este trabalho, ainda inicial, busca analisar se a estratégia de comunicação desenvolvida ali, por meio do jornal da APA, é adequada à capacidade de recepção dos moradores daquele entorno - onde, segundo o IBGE, há 60% de analfabetos. Para tanto, toma como referência metodológica os aportes de Bauer e Gaskell (2002) sobre pesquisas qualitativas envolvendo textos, e enfatiza a análise de conteúdo do veículo em questão, no período compreendido entre janeiro e abril deste ano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.