Estado y comunicación: el carácter público de las emisoras estatales. La Radio Universitaria de Goiânia como estudio de caso

Autores/as

  • Luiz Signates Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Márcia Boaratti Faculdade Cambury.

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v4i1/2.24028

Palabras clave:

Público/privado. Comunicação e esfera pública. Rádio. Radiofonia pública.

Resumen

Este trabalho tematiza a questão público/privado nas instituições estatais de comunicação. Para isso desconecta teoricamente os conceitos de público e estatal, a fim de estudar as possíveis contradições entre as dimensões do público, do privado, do estatal e do social, na perspectiva de diferentes autores. Como objeto empírico, elege-se a Rádio Universitária, da Universidade Federal de Goiás, analisando particularidades históricas e de funcionamento dessa emissora, a fim de verificar, em grau hipotético, os limites e as possibilidades, bem como os conflitos e contradições vividos pelos sujeitos ali envolvidos. Por fim, discute-se as condições de possibilidade de uma pragmática do público nas emissoras estatais de rádio.

 

 

 

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Biografía del autor/a

Luiz Signates, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Jornalista, professor adjunto da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomiada UFG, Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cambury-GO. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Mestre em Comunicaçõespela FAC/UnB, Especialista em Políticas Públicas pela FCHF/UFG

Márcia Boaratti, Faculdade Cambury.

Radialista, Assessora de Projetos da Rádio Universitária/UFG, Professora da Faculdade Cambury-GO. Especialista em Políticas Públicas pela FCHF/UFG.

Publicado

2013-05-03

Cómo citar

SIGNATES, L.; BOARATTI, M. Estado y comunicación: el carácter público de las emisoras estatales. La Radio Universitaria de Goiânia como estudio de caso. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 4, n. 1/2, p. 143–158, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v4i1/2.24028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24028. Acesso em: 19 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos