Tradición y modernidad: un ensayo sobre el grupo “O Estado”
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22844Palabras clave:
Produção da informação. Grupo O Estado. Taylorismo-fordismo x toyotismo.Resumen
Este ensaio teve origem em uma pesquisa realizada em 1992, junto ao grupo O Estado, sobre as transformações dos processos de gestão e trabalho na produção nformação. Analisamos, assim, os paradigmas taylorista e fordista que cederam lugar, pelo avesso, ao modelo de Ohno ou o 'toyotismo'. Esse fenômeno de substituição de modelos no setor jornalístico, associado ao clássico binômio da Sociologia 'tradição' e 'modernidade', é ignorado tanto nos meios acadêmicos quanto pelos vestibulandos da área de Comunicação Social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.