La hegemonía del modelo objeto y la formación del periodista

Autores/as

  • Francisco Eduardo Ponte Pierre Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22842

Palabras clave:

Modelos de jornalismo. Objetividade jornalística. Ensino do jornalismo.

Resumen

Este texto compara as duas formas que mais influenciam o jornalismo brasileiro. A seguir, constata a hegemonia do modelo norte-americano de jornalismo objetivo e interroga-se sobre os tipos de alternativas que este fato apresenta para o processo de formação do jornalista: a adoção pura e simples deste modelo, a opção pela militância ou a intenção de objetividade, com suas decorrências éticas e metodológicas.

 

 

 

 

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Biografía del autor/a

Francisco Eduardo Ponte Pierre, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; doutor em "Sciences de l'Information" pela Universidade de Paris 2.

Publicado

2013-02-28

Cómo citar

PIERRE, F. E. P. La hegemonía del modelo objeto y la formación del periodista. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 2, n. 1, p. 11–27, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v2i1.22842. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22842. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos