Sobre la conversión a distancia: tecnologías informacionales de la comunicación y sociabilidad

Autores/as

  • Ericson Saint Qair Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • liana Feldman Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v9i1.22805

Palabras clave:

Conversação. Tecnologias virtualizantes. Sociabilidade.

Resumen

Trata-se de fornecer elementos para a investigação do estatuto da conversação a distância na contemporaneidade, notadamente a mediada por computadores. Para isso, focamo-nos primeiramente na prática conversacional como um todo, inserindo a em um contexto social mais amplo de progressivo esfacelamento das distinções entre os domínios público e privado. Em seguida, recuperamos algumas dasperspicazes observações de Gabriel Tarde a respeito da conversação: suas especificidades, alguns de seus matizes históricos e, no que se refere a nosso objetivo particular, suas intrincadas relações com a sociabilidade vinculada aos dispositivos de comunicação. Finalmente, a partir do arcabouço teórico delineado, indicamos algumas das implicações do advento das tecnologias virtualizantes no agir conversacional contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ericson Saint Qair, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel emComunicação Social pela UERJ.

liana Feldman, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Publicado

2013-02-27

Cómo citar

QAIR, E. S.; FELDMAN, liana. Sobre la conversión a distancia: tecnologías informacionales de la comunicación y sociabilidad. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 9, n. 1, p. 103–110, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v9i1.22805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22805. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos