El perfil del periodista en la cobertura especializada en ciencia
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v15i1.22510Palabras clave:
Jornalismo Especializado. Jornalismo Científico. Perfil de Repórteres. Folha de São Paulo. O Estado de S. Paulo. Superinteressante. Galileu.Resumen
Este artigo trata do perfil de jornalistas brasileiros na cobertura especializada em ciência em São Paulo. O objetivo é investigar algumas pistas sobre a influência do perfil do jornalista na produção da informação científica, além de reflexões acerca da qualidade na cobertura. Para isso, foi realizado um levantamento das características dos profissionais que atuam em jornalismo científico na cidade de São Paulo, em revistas, jornais e internet, bem como suas opiniões a respeito do perfil e da cobertura em ciência, por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas. Trata-se de amostra não-probabilística, por acessibilidade. O principal resultado aponta para a formação especializada como principal motivo de mudança no perfil dos profissionais, porém isso ainda não reflete na qualidade da cobertura jornalística em ciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.