La teoría weberiana y sus manifestaciones en el periodismo: Twitter y el caso Haití
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19314Palabras clave:
Twitter. Haiti. Internet. Jornalismo Participativo. Weber.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a teoria sociológica weberiana nas ações nos indivíduos contextualizando-as nos fatos jornalísticos repercutidos da catástrofe do Haiti. O recorte do estudo foi à utilização da web, representado pelo Twitter, na mobilização social e sua função de levar informação aos indivíduos. Sabe-se que as redes sociais transformaram-se em grandes centros de informação e são impulsionadoras de novos comportamentos humanos. Em catástrofes como a ocorrida no Haiti, a internet contribui para a mobilização mundial, que em anos anteriores era representada em menor participação comparada aos meios tradicionais como o rádio e a televisão. Utilizou-se como reporte teórico estudos sociais de Max Weber, a análise das sociedades realizada por Pierre Bourdieu e o autor J.B. Pinho, que introduz a web nos estudos do jornalismo.
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