Tentativas del cine-guerrilla en Argentina en las década del sesenta y setenta
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v12i1.10873Palabras clave:
Cinematografia argentinaResumen
Destacaremos la manera en que, desde la cinematografía argentina de los años sesenta y setenta, se produjo una extensión de las movilizaciones políticas, obreras y estudiantiles de la época. Intentaremos demostrar que si bien las diversas organizaciones cinematográficas iniciaron una corriente de cine militante en la que desarrollaron elaboraciones teóricas vinculadas a los movimientos guerrilleros, y pretendieron utilizar al cine como arma de combate; sin embargo sólo tuvieron productividad en el nivel ideológico, resultando frustradas sus aspiraciones de elaborar una especie de “cine-guerrilla”. Discutiré el alcance de las ideas de un arte como praxis ante los acontecimientos históricos que condicionaron estas manifestaciones artísticas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.