Los reality shows y la quiebra de los marcadores espacio-temporal en la comunicación social

Autores/as

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade de Tiradentes - Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v12i1.10870

Palabras clave:

Televisão, Reality shows, Comportamento, Mundialização, Marcadores espaço-temporais

Resumen

O fascínio pelos Reality Shows e os marcadores espaço-temporais que definem a distância entre o real e o espetáculo são temas importantes neste artigo. A reflexão sobre o crescimento do número de programas de televisão nesse formato e a consequente inclusão de anônimos em aventuras televisivas, transformando-os em modelos de comportamentos e de consumo para a sociedade além de desconstituir marcadores positivos na relação comunicativa entre a realidade e a imaginação. Assim como a curiosidade é o ponto-chave do sucesso desse formato televisivo em que o texto e o roteiro são uma trama construída a cada dia, editada por um grupo televisivo que busca a audiência numa sociedade mundializada, onde tudo e todos são e não são, este tipo de programa cria um novo espaço de participação pública a partir da exploração das intimidades, atenuando a linha divisória entre o real e o imaginário e tornando a imaginação um importante elemento no processo de mercantilização e espetacularização da comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-08-11

Cómo citar

TUZZO, S. A.; LINHARES, R. N. Los reality shows y la quiebra de los marcadores espacio-temporal en la comunicación social. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 12, n. 1, p. 66–77, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v12i1.10870. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10870. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos