Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v10i1.10300

Palavras-chave:

Cinema, Jornalismo, Marketing

Resumo

O cinema brasileiro dos anos 1990 busca diagnosticar as rápidas mudanças ocorridas no campo da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismobrasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a “notícia como produto”. Ainda que o filme,aparentemente, vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos 1990, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa solapam seu intento, revelando, assim, as fragilidadese limitações do cinema brasileiro de viés político.

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Publicado

2010-08-08

Como Citar

NOGUEIRA, L. Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 10, n. 1, p. 16–26, 2010. DOI: 10.5216/c&i.v10i1.10300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10300. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos