University Library as Active Actor in Scientific Dissemination Through Cultural Action
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.71465Keywords:
Scientific disseminations, University library, Cultural action, UFSCar Comunity Library, National Institutes of Science and TechnologyAbstract
This article discusses the role of university libraries, seeking ways to present the potencial of science as an element of social transformation. The general objective was to investigate the role of the university library, as an active actor in scientific dissemination, through cultural action. It was used the ex post facto research method, with a qualitative approach and documentary and descriptive research procedures. The units of analysis were: the Community Library of the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the National Institute of Science and Technology of Hymenoptera Parasitoide (INCT Hympar). It was possible to achieve the following results: 1] identification of cultural practices and initiatives, involving scientific dissemination to non-specialist citizens; 2] identification of benefits for the university library, for the research group and for society. It is considered that throughout cultural initiatives, allied to Brazilian multicentric research centers and to university libraries , can have a closer relationship with society, fostering the appropriation of scienctific and technological knowledge by the non-specialist citizeb, through dissemination scientific.
Downloads
References
ALBAGLI, S. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 393-404, 1996.
ALMEIDA, S.; COSTA, L. da.; AGUIAR, J. Divulgação científica por meio da revista ciência hoje para criança: uma ferramenta interdisciplinar. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p. 182-195, 2017.
ANNA, J. S. A redefinição da biblioteca no século XXI: de ambientes informacionais a espaços de convivência. In: Seminário de Informação em Arte, 4, 2015, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, 2015
ARAUJO, R. F. Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 81-97, 2009.
ARRUDA, A. UFSCar promove divulgação de Literatura e Ciência a estudantes de escolas públicas: crianças entre 9 e 10 anos estiveram na biblioteca da universidade para contação de histórias, aprendizados científicos e plantio de mudas. São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/servico_release?id=103376&pro=3. Acesso em: 11 de abr. de 2021.
BELLUZZO, R. C. B. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, ago. 2011. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/180/186. Acesso em: 22 de mar. de 2021.
BEM-VINDO ao website do INCT Hympar Sudeste!. 2015. Disponível em: http://www.hympar.ufscar.br/missao_na.html. Acesso em: 03 de mar. de 2021.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. [apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados ao objeto abaixo indicado]. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://inct.cnpq.br/documents/10180/124986/Chamada+INCT_16-2014.pdf/3d511440-8d6f-413c-ac64-176b7ac02902. Acesso em: 20 de maio de 2021.
BUENO, W. da C. A divulgação da produção científica no Brasil: a visibilidade da pesquisa nos portais das universidades brasileiras. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, n. 7, p. 1-15, 2014.
BUENO, W. da C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.
CAMARGO, V. R. T. Dialogando com a ciência: ações, atuações e perspectivas na divulgação científica e cultural. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 37, n. 3, p. 43-71, 2015.
CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo no Brasil. 2011. 320 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
CARVALHO, S. M. S. de; CARDDOSO, A. L. M. de S.; MIGUEL, M. C. A geração alpha no (re)iventar da nova biblioteca escolar: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 24, p. 1-21, 2021.
CARVALHO, I. A.; CARVALHO, G. M. A. C. de. Ações culturais em bibliotecas universitárias: do acesso à inclusão. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 28, 2019, Vitória. Anais... Vitória: FEBAB, 2019.
CAVALCANTI, I. B.; ARAÚJO, C. S.; DUARTE, E. N. O bibliotecário e as ações culturais: um campo de atuação. Biblionline, v. 11, n. 1, p. 21-34, 2015.
CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, 2003.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
DIAS SOBRINHO, J.D. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação, v. 20, n. 3, p. 581-601, 2015.
DIVULGANDO conhecimento. 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal do Youtube da TV UFSCar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HfmVVp0hX7U. Acesso em: 15 de mar. de 2021.
EXPOSIÇÃO do Poema "Pequenina Guerreira" no saguão da BCo - UFSCar. 2018. Disponível em: http://bibliotecamoruzzi.blogspot.com/search?updated-max=2018-04-24T13:34:00-07:00&max-results=5&start=5&by-date=false. Acesso em: 23 de mar. de 2021.
FAPESP. INCT dos Hymenopetera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira. 2009. Disponível em: https://fapesp.br/4922/inct-dos-hymenoptera-parasitoides-da-regiao-sudeste-brasileira-hymparsudeste. Acesso em: 19 de mar. de 2021.
MARCOVITCH, J. (Org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018.
FERRAZ, M. N. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de minas gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. esp., p. 18-30, 2014.
FERREIRA, R. S. Transpondo muros, construindo relações: uma reflexão sobre bibliotecas universitárias e extensão no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 75-88, 2012.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 28 de abr. de 2021.
FUJINO, A. Serviços de Informação no processo de cooperação universidade empresa: proposta de um modelo de mediação institucional para micro e pequenas empresas. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, V.A.L. Indicadores de CT&I dos INCTs de São Carlos-SP na dinâmica da produção da ciência. 2016. 511 f. Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.
HUBNER, M. L. F.; KUHN, A. C. A. Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem. BIBLOS, v. 31, n. 1, p. 51-72, 2017.
INSTITUCIONAL. Biblioteca Comunitária da UFSCar, 2021. Disponível em: https://www.bco.ufscar.br/sobre. Acesso em: 05 mar. 2021.
JUSTI, J. E. Divulgação científica a partir do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade: investigação da prática em centros brasileiros de excelência em pesquisa. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. de S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 92-107, 2007.
LESSA, B.; GOMES, H. F. A biblioteca pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 35-46, 2017.
MÉTRICAS EDU. Métricas Edu: desempenho acadêmico e comparações internacionais, 2021. Disponível em: https://metricas.usp.br/#. Acesso em: 22 de jun. de 2021.
MOREIRA, I. de C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão social, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.
NOVO, L. F.; MELO, P. A. de. Universidade empreendedora: fortalecendo os caminhos para a responsabilidade social. Buenos Aires: 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116308/NOVO.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 de maio de 2021.
OLIVEIRA, M. M. de et al. A biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos: possibilidades rumo à universidade empreendedora. Em Questão, v. 26, n. 3, p. 437-462, 2020.
PALETTA, F. C.; SILVA, L. G.; SANTOS, T. V. A universidade como agente de geração e difusão de informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 9, n. 2, p. 62-81, 2014.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2014.
PESSONI, A.; CARMO, V. A. do. A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos? Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, p. 87-104, 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: Univ. Feevale, 2013.
RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 36, p. 157-180, 2013.
ROSA, A. J. S. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Santa Catarina, v. 14, n. 2, p. 372-381, 2009.
SANCHES, G. A. R.; RIO, S. F. Mediação da informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n, 2, p. 103-121, 2010.
SANTOS, J. M. Ação cultural em bibliotecas públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 2, p. 173-189, 2015.
SOUSA, R. C. de et al. #CiênciaÚtil: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. 1-28, 2019.
TARGINO, M. das G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-27, 2000.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. II Curso métricas 2021. Disponível em: https://metricas.usp.br/ii-curso/. Acesso em: 05 de mar. de 2021.
UFSCAR promove 21ª edição do Encontro de Poetas. 2018. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/data/clipping/imagens/53353_00.jpg. Acesso em: 03 de abr. de 2021.
UFSCAR promove 22ª edição do Encontro de Poetas. 2019. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/servico_release?id=110287&pro=3. Acesso em: 05 de jun. de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.