Imaginário e gênero no cinema
uma análise de Tão Longe é Aqui
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.67717Keywords:
Documentary, Gender, Imaginary, Film analysis, Eliza CapaiAbstract
This paper investigates the feminine in Eliza Capai’s autobiographical documentary Tão longe é aqui (2013). Taking Gilbert Durand's Theory of Imagery as a reference, we seek to contribute to reflections on gender and cinema in order to understand how the director represents herself in the meeting with African women. From an internal analysis of the film, the results showed that the imaginary emerges in dreams and in symbolic images of oneself and others, presented in metaphors aligned, above all, to a structure of nocturnal sensitivity.
Downloads
References
ANDRADE, Regina. A sombra de uma estrela – Carla Civelli. Revista Logos: comunicação e universidade. v. 4, n. 2, n.p., 1997.
AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa. Edições Texto & Grafia, 2009.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1988.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
DURAND, Gilbert. Figures mythiques et visages de L’œuvre: De la mythocritique à la mythanalyse. Paris: Berg International, 1979.
HENNING, Carlos. Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Mediações, v. 20, n. 2, p. 97-128, 2015.
JUNG, Carl. Símbolos da Transformação. Petrópolis: Vozes, 1986.
KAPLAN, Ann. Women & Film. Both Sides of the Camera. London: Methuen, 1983.
MIGLIORIN, Cezar. O ensino do cinema e a experiência do filme-carta. Revista E-Compós. V. 17, n. 1, n.p., 2014. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1045.
MINH-HÁ, Trinh. Woman, native, other. Bloomington: Indiana University Press, 1989.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio D´Água, 1997.
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, 1975.
PAIVA, L.; MENDONÇA, M. L. A autorrepresentação da diversidade social – diferença - e a luta pela reinserção social: uma análise do documentário Carts of Darkness. Revista Comunicação & Informação, v. 13, n. 1, p. 44-57, 2010. DOI: https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19287.
PEREIRA, K.; MIRANDA, S. R. Tão longe é aqui e a música dos ruídos: Aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 1. São Paulo: SOCINE, p. 170-188, 2016.
REASSEMBLAGE. Direção: Trinh T. Minh-ha. EUA. 1983, 16 mm (40 min), color.
TÃO LONGE é Aqui. Direção: Elisa Capai. Brasil. 2013 (76 min), color.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.