Imaginário e gênero no cinema

uma análise de Tão Longe é Aqui

Authors

  • José Francisco Serafim Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, serafimjf@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3736-6818
  • Raquel Salama Martins Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, raquelsalam@gmail.com
  • Sandra Straccialano Coelho Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, sandrixcoelho@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1378-177X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.67717

Keywords:

Documentary, Gender, Imaginary, Film analysis, Eliza Capai

Abstract

This paper investigates the feminine in Eliza Capai’s autobiographical documentary Tão longe é aqui (2013). Taking Gilbert Durand's Theory of Imagery as a reference, we seek to contribute to reflections on gender and cinema in order to understand how the director represents herself in the meeting with African women. From an internal analysis of the film, the results showed that the imaginary emerges in dreams and in symbolic images of oneself and others, presented in metaphors aligned, above all, to a structure of nocturnal sensitivity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, serafimjf@gmail.com

Doutor em Antropologia Fílmica pela Université Paris OuestNanterre (França), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 40170-115. Salvador (BA), Brasil.

Raquel Salama Martins, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, raquelsalam@gmail.com

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Laboratório de Análise Fílmica da UFBA. Bolsista Capes. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

Sandra Straccialano Coelho, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, sandrixcoelho@gmail.com

Doutora em comunicação e cultura contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em multimeios pela Unicamp e bacharel em Letras pela mesma instituição. Membro do Laboratório de Análise Fílmica e do Núcleo de Análise do Cinema Documentário (UFBA). É investigadora associada ao Centro de Estudos das migrações e das relações interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAB), onde pesquisa sobre a interface entre cinema documentário autobiográfico e migrações.

References

ANDRADE, Regina. A sombra de uma estrela – Carla Civelli. Revista Logos: comunicação e universidade. v. 4, n. 2, n.p., 1997.

AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa. Edições Texto & Grafia, 2009.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1988.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

DURAND, Gilbert. Figures mythiques et visages de L’œuvre: De la mythocritique à la mythanalyse. Paris: Berg International, 1979.

HENNING, Carlos. Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Mediações, v. 20, n. 2, p. 97-128, 2015.

JUNG, Carl. Símbolos da Transformação. Petrópolis: Vozes, 1986.

KAPLAN, Ann. Women & Film. Both Sides of the Camera. London: Methuen, 1983.

MIGLIORIN, Cezar. O ensino do cinema e a experiência do filme-carta. Revista E-Compós. V. 17, n. 1, n.p., 2014. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1045.

MINH-HÁ, Trinh. Woman, native, other. Bloomington: Indiana University Press, 1989.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio D´Água, 1997.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, 1975.

PAIVA, L.; MENDONÇA, M. L. A autorrepresentação da diversidade social – diferença - e a luta pela reinserção social: uma análise do documentário Carts of Darkness. Revista Comunicação & Informação, v. 13, n. 1, p. 44-57, 2010. DOI: https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19287.

PEREIRA, K.; MIRANDA, S. R. Tão longe é aqui e a música dos ruídos: Aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 1. São Paulo: SOCINE, p. 170-188, 2016.

REASSEMBLAGE. Direção: Trinh T. Minh-ha. EUA. 1983, 16 mm (40 min), color.

TÃO LONGE é Aqui. Direção: Elisa Capai. Brasil. 2013 (76 min), color.

Published

2022-09-21

How to Cite

SERAFIM, J. F.; MARTINS, R. S.; STRACCIALANO COELHO, S. Imaginário e gênero no cinema: uma análise de Tão Longe é Aqui. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 456–476, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67717. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67717. Acesso em: 18 may. 2024.