Escavações de audiovisualidades em narrativas site-specific
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.66356Keywords:
Audiovisualidades, Escavação, Narrativas Site-specific, Arquelogia da mídia, Mídias LocativasAbstract
Proposes a discussion about audiovisualities - understood as audiovisual qualities that are updated in different formats in our technoculture - present in two narratives which were designed to be accessed and activated in connection with certain locations (site-specific): the projects 34N118W (2003) and A Machine to See With (2010). Methodologically, it is based on the perspective of media archeology while aimed at proposing material excavations - in the sense of describing and recovering images and documents about observables and memorials - for the authentication of technocultural developments that can be perceived in these works. In this movement, four layers of narrative audiovisualities are proposed: walkers, urban, locative and guided. In articulation, these layers show aesthetics of hybrid connectivities that continue to support logics of challenge to the status of technical images.
Downloads
References
NORTH 118 WEST. In: 34 North 118 West, [S. l.], 2003. Disponível em: https://34n118w.net/34N/. Acesso em: 10 out. 2020.
N118W. In: 34 North 118 West, [S. l.], 2003. Disponível em: http://34n118w.net/34N/jpgs/IM01.jpg. Acesso em: 10 out. 2020.
BISHOP, Janet; GARRELS, Gary; WEBER, John (org.). Present tense: nine artists in the nineties. San Francisco: San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), 1997.
BOIS, Yve-Alain. Introduction. In: EISENSTEIN, Sergei. Montage and architecture. Assemblage. The MIT Press, Cambridge, Dec. 1989, n. 10, p. 111-131.
BOLTER, David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion – journeys in art, architecture, and film. Nova York: Verso, 2002.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
CORNELIO, Gemma. Mapas, teléfonos móviles y narraciones: possibilidades y estado de lacuestión de los locative media. Anàlisi, Barcelona, 2010. Quaderns de Comunicació i Cultura, n. 40, p. 115-128.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
EISENSTEIN, Sergei. Montage and architecture. Assemblage. The MIT Press, Cambridge, Dec. 1989, n. 10, p. 111-131.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
EPSTEIN, Michael. Moving Store. Media in transition 6: stone and papyrus, storage and transmission. Cambridge: MIT, 2009.
FELINTO, Erick. Um futuro complexo, híbrido, incerto e heterogêneo. [Entrevista cedida a] Márcia Junges e Thamiris Magalhães. IHU-Online: revista do Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, ed. 375, 3 out. 2011.
GRIFFIS, Ryan. Por uma arte contra a cartografia da vida cotidiana. In: Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítico da arte em mídias móveis. BAMBOZZI, Lucas; BASTOS, Marcus; MINELLI, Rodrigo (org.). São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.
HIGHT, Jeremy. Views from above: locative narrative and the landscape. Leonardo Electronic Almanac, Studio City, Nov. 2006, v. 14, n. 7-8, p. 1-10, 2006.
HUHTAMO, E.; PARIKKA, Jussi. Media archeology: approaches, applications, and implications. Berkeley, California: University of California Press, 2011.
JENKINS, Henry. Game design as narrative architecture. In: WARDRIP-FRUIN, Noah;
HARRIGAN, Pat (org.). First Person: new media as story, performance, and game. Cambridge: MIT Press, 2004.
KILPP, Suzana. Audiovisualidades de TV: apontamentos preliminares sobre imagem-duração. Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Ondina, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2006.
LEMOS, André. Mídia locativa e territórios informacionais. In: ARANTES, Priscila; SANTAELLA, Lúcia (org.). Estéticas tecnológicas. São Paulo: PUC, 2007.
LOPES, Tiago. A aura e os vestígios do audiovisual em experiências estéticas com mídias locativas: performances algorítmicas do corpo no espaço urbano. Tese (Doutorado em Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014. Disponível em: http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000012/00001222.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
MAGNONI, A. F.; MIRANDA, G. V. Jornalismo hiperlocal e internet: a comunicação hiperlocal cidadã como possibilidade na arena pública. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 166-184, 2018.
MANOVICH, Lev. Poetics of augmented space. Visual Communication, Londres, Sage Publications, v. 5, n. 2, p. 219-240, 2006.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2001.
SANTAELA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SCHÖNHAMMER, Rainer. The Walkman and the primary world of the senses. Phenomenology + Pedagogy, [S. l.], v. 7, p. 127-144, 1989.
SHAW, Jeffrey. O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.
SIMPSON, Bennett. Walk on By - Janett Cardiff. Frieze, [S. l.], 4 Apr. 2002. Disponível em: https://www.frieze.com/article/walk. Acesso em: 10 out. 2020.
TUTERS, Mark; VARNELIS, Kazys. Beyond locative media: giving shape to the Internet of things. Leonardo, [S. l.], v. 39, n. 4, p. 357-326, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.