A quarta crise do cinema e a ascensão das séries de TV na contemporaneidade

Autores

  • Anaurelino Negri Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, anaurelinos@gmail.com
  • Roberto Tietzmann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, rtietz@pucrs.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.66249

Palavras-chave:

Comunicação, Cinema, Séries de Televisão, Fargo, COVID-19

Resumo

Propõe a fazer um estudo comparado entre os formatos narrativos filme de ficção e série televisiva de ficção a partir dos três pontos de crise pensados por Arlindo Machado (2014) a respeito do cinema, em diálogo com autores como Jenkins, Johnson e Mittel sobre questões éticas, tecnológicas e narrativas no audiovisual da contemporaneidade. Ainda, observamos o contexto da pandemia de COVID-19 no mercado, identificando-o como uma potencial quarta crise no setor. A título ilustrativo, fazemos uma breve análise da série e do filme homônimos Fargo. Baseados na investigação, concluímos que há influência interdependente entre os dois formatos e que existem questões éticas relacionadas aos meios, no que tange uma comunicação democrática, que o mercado parece ignorar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaurelino Negri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, anaurelinos@gmail.com

Graduado em Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com período-sanduíche na University of Roehampton em Londres. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8300-8152. E-mail: anaurelinos@gmail.com.

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, rtietz@pucrs.br

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Doutor em comunicação social pela PUCRS (2010). Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Digital Audiovisual e do LABim – Laboratório de Imagem Digital. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8270-0865. E-mail: rtietz@pucrs.br.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

NEGRI, A.; TIETZMANN, R. A quarta crise do cinema e a ascensão das séries de TV na contemporaneidade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.66249. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66249. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Mídia e Tecnologia – narrativas e linguagens nas paisagens