Where Should I Send This Article To?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.65494Keywords:
Academy, Communication, Scientific publication, JournalAbstract
It even seems a contradiction that the more scientific journals exist, the less objective became the manuscript’s submission process, because there are lots of variables to be taken into account. In this sense, during the journal’s choice process one must ask: i) What do I want to say? ii) To whom I want to say? iii) What is the reach I want to get? With the answers for those questions it’s possible that the choice becomes a little bit less difficult. Here we discuss the issues involved in selecting a journal to publish scientific articles and we show possible ways to help the young scientist in this hard decision.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Ulysses P. de. Conselhos a um jovem cientista. Recife: NUPPEA, 2011.
AZAR, Ofer H. The slowdown in first-response times of economics Journals: Can it be beneficial? Economic Inquiry, v.45, n. 1, p. 179-187, 2007.
BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BIANCHETTI, Lucídio. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação:
Entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI,
L; SGUISSARDI, V. Dilemas da pós-graduação em educação: gestão e avaliação.
Campinas: Autores Associados, 2009.
BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione R. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014.
BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione R.; PEREIRA, G. R. M. O fim dos intelectuais acadêmicos? Induções da Capes e desafios às associações científicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
BIANCHETTI, Lucídio; MARTINS, Francini S. O discente da pós-graduação stricto sensu: desistências e resistências, induções externas e adoecimentos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2018, Porto Alegre. Anais [....]. Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. v. 1. p. 1-14.
BOAVENTURA, Edivaldo M. Como ordenar as ideias. São Paulo: Ática, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 977, 3 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília: MEC, 1965. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NsLTtFBTJtpH3QBFhxFgm7L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 nov. 2020.
CARIBÉ, Rita de Cássia do V. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 3, p. 89-104, 2015.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. 2 ed. reimp. Porto Alegre, 2010.
FERREIRA, Aloízio S.; ABREU, Márvio L.T. de. Desconstruindo um artigo científico. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 1, n. 36, p. 377-385, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GUANAES, Paulo Cezar Vieira. Modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre: estudo para um modelo de gestão sustentável na área de saúde pública. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
HUISMAN, Janine; SMITS, Jeroen. Duration and quality of the peer review process: the author’s perspective. Scientometrics, v. 113, p. 633-650, 2017.
KUENZER, Acácia; MORAES, Maria. Célia. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1363, 2005.
LEITE, Fernando; CODATO, Adriano. Autonomização e institucionalização da Ciência Política brasileira: o papel do sistema Qualis-Capes. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR, v. 1, n. 11, p. 1-21, 2013.
MACK, Chris. How to write a good scientific paper. Spie Press: Bellingham, Washington USA, 2018. 124p.
MARQUES, Fabrício. Escreva bem ou pereça. Pesquisa Fapesp, n. 182, p. 34-39, 2011. Disponível em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2011/04/034-039-182.pdf. Acesso em: 3 nov. 2020.
OLIVEIRA, Oswaldo; ZUCOLOTTO, Waltencir; ALUISIO, Sandra. Developing strategies to produce better scientific papers: a recipe for non-native users of English. New York: Cornell University Library, 2006.
PEREIRA, Mauricio. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 3. n. 26, p. 661-664, 2017.
PINTO, Angelo C.; ANDRADE, Jailson B. de. Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro? Química Nova, v. 22, n. 3, p. 448-453, 1999.
ROBREDO, Jaime. Indexação e recuperação da informação na era das publicações virtuais. Comunicação & Informação, v. 2, n. 1, p. 83-97, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 49. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. da. Formação do professor: a docência universitária em busca da legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
VOSGERAU, Dilmeire S. R.; ORLANDO, Evelyn A.; MEYER, Patrícia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação & Sociedade, v. 38, p. 231-247, 2017.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário, seus protagonistas. Porto Alegre:
Artmed, 2004.
ZINSSER, William. Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção. 2. reimp. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
![](https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif)