The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library's ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts

um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários

Authors

  • Sandra Maria Souza de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: sandramsc@hotmail.com
  • Antonio Luiz Mattos de Souza Carddoso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: antonio.cardoso@ufes.br
  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: marcelo.miguel@edu.ufes.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.64527

Keywords:

Alpha generation;, School library;, Speech analysis;, Digital natives;, Knowledge society.

Abstract

It analyzes the imaginary projections of the student of Generation Alpha in the process of discursive meaning when explaining the school library construct and thus, the oratory representations of the discoveries that the ambience architect in the new digital natives are reached. Discourse analysis is the theoretical and methodological basis that underlies the study and, interviews with students are the guiding thread of the process of discursive meaning about the environment and its transformations. The result summarizes the historicity of the discourse and opens reflections on the thematic corpus of meanings embedding in the speech of the students. It is concluded that children see the library as a specific locus of books - new, of different styles, of different supports, with a playful and interactive duty; and in this, the institution must have the librarian as a mediator of information, a being capable of constantly reinventing itself and acting in dynamic and sociodigital multi-ways of citizenship and reading practice.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Maria Souza de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: sandramsc@hotmail.com

Prefeitura Municipal de Vila Velha-ES; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); UUniversidade Federal do Espírito Santo – UFES, MBA e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuante no ramo da Ação e Animação cultural, desenvolvendo trabalhos sociais e educativos em bibliotecas escolares 
https://redepso.academia.edu/SandraMariaSouzaCarvalho

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7418-1874
URL https://scholar.google.com.br/citations?user=Ph7qsWUAAAAJ&hl=pt-BR

Antonio Luiz Mattos de Souza Carddoso, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: antonio.cardoso@ufes.br

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2010),  mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), especialista em Administração pela Faculdades Integradas Espirito-santense (1997) e  graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atualmente, professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. 

ORCID iD http://orcid.org/0000-0003-2180-3980
URL http://www.biblioteconomia.ufes.br/antonio-luiz-mattos-de-souza-cardoso

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil, e-mail: marcelo.miguel@edu.ufes.br

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Bacharelado em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e Aperfeiçoamento em Educação Científica: Educação não formal em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é discente do Curso de Administração (Ufes) e da pós-graduando em Matemática Financeira e Estatística; atua no ramo da Consultoria Informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas sobre metodologia científica; e é pesquisador atuante no ramo da Educação a distância, Educação não formal em Ciência e Tecnologia, Normalização de Trabalhos Científicos e na Produção & Avaliação de Materiais didático-pedagógicos.
Contato principal para correspondência.

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7876-9392
URL https://ufes.academia.edu/MiguelMarceloCalderari

References

ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 13-15.

ANDRION, Roseli. Geração alpha: o que esperar dos jovens que já nasceram ultra conectados. Olhar digital, [S. l.], 13 jun. 2020. Disponível em: https://olhardigital.com.br/video/geracao-alpha-o-que-esperar-dos-jovens-que-ja-nasceram-ultraconectados/102106. Acesso em: 17 out. 2019.

ARAUJO, Iliana Maria de Almeida; OLIVEIRA, Marcos Venícius de; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Compreensão do modelo de king sobre o paradigma do Interacionismo Simbólico. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 58, n. 6, p. 715-718, dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672005000600016. Acesso em: 17 fev. 2019.

BASTOS, Gustavo Grandini; PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ROMÃO Lucília Maria Souza. Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 621-637, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878. Acesso em: 27-jun.-2020.

CAMPELLO, Bernadete Santos. A competência informacional na educação para o século XXI. In. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 9-11.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 79 p.

COURTINE, Jean Jacques. Análise do Discurso Político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2009.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Clara Luz, 2007.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 124-131, ago. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460. Acesso em: 4 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2014. 253 p.

FÚRIA, Fernanda. Entenda as diferenças entre as gerações X, Y, Z e Alpha. Playground da inovação, Florianópolis, jun. 2014. Disponível em: https://www.playground-inovacao.com.br/entenda-as-diferencas-entre-as-geracoes-x-y-z-e-alpha/. Acesso em: 27 jun. 2019.

FURTADO, Cassia Cordeiro. Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática? RBBD, v. 15, p. 418-431, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/134499. Acesso em: 4 jul.-2020.

FURTADO, Cassia Cordeiro; OLIVEIRA, Lídia. Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. Especial, p. 60-73, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/140467. Acesso em: 04-jul.-2020.

GADET, Francoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pacheux. Campinas: UNICAMP, 1997.

IFLA. Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. [S. l]: UNESCO, 1999. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/iflaunesco-school-library-manifesto-1999. Acesso em: 30 abr. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315 p.

MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MARTINS, Milena Ribeiro. Três Questões Sobre Formação De Leitores: Bibliotecas Escolares, Prática De Leitura E Fragmentação. Revista De Letras Juçara, Caxias, v. 3, n. 2, p. 6-17, 31 dez. 2019. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2049. Acesso em: 20 abr. 2020.

MCCRINDLE, Mark. Understanding Generation Alpha. New South Wales: The McCrindle Blog, 2009. Disponível em: https://mccrindle.com.au/insights/blog/gen-alpha-defined/. Acesso em: 21 mar. 2020.

MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 290-301.

MUSSIO, Simone Cristina; VALIDÓRIO, Valéria Cristiane; SILVA, William Barbosa da. A influência das tecnologias no comportamento das gerações atuais: ferramentas para o aprendizado de línguas estrangeiras. Revista CBTecLE, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019177. Acesso em: 4 jul.-2020.

NUNES, Lygia Bojunga. Livro: um encontro com Lygia. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990.

OLIVEIRA, Verônica Alves de; CRUZ, Breno de Paula Andrade. Geração Alfa e as possibilidades de futuras pesquisas em marketing. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DA ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - ESPM, 9., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ESPM, 2016. p. 1-13. Disponível em: http://ocs.espm.br/index.php/simposio2016/C2016/paper/view/33. Acesso em: 4 maio 2020.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros; 2006. 82 p.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio. Campinas: Unicamp, 1995. 317p.

POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 218 p.

SEVERINO, Amanda Vilamoski; BEDIN, Sonali Paula Molin. O bibliotecário como disseminador da informação nas escolas. In: BLATTMANN, Úrsula; VIANNA, William Barbosa (org.). Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016. p. 113-135.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Biblioteca escolar: quem cuida? In: GARCIA, Edson Gabriel; NERY, Alfredina (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989, p. 27-23.

VIEGAS, Raissa Oliveira de Melo Costa. Geração alpha: um estudo de caso no núcleo de educação infantil da UFRN. 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3656. Acesso em: 14 maio 2020.

Published

2021-08-30

How to Cite

CARVALHO, S. M. S. de .; CARDDOSO, A. L. M. de S. .; MIGUEL, M. C. . The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library’s ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.64527. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64527. Acesso em: 17 jul. 2024.