Mediatization of Post-Industrial Societies
The transforming effects of the media culture
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.62550Keywords:
Midiatização, Cultura Midiática , Comunicação Midiática, MultiplataformasAbstract
The aim of this paper is to produce a theoretical reflection that contemplates the understanding of mediatization as a historical process resulting from post-industrial (VERÓN, 1997) and cultural (MATA, 1999) transformations in modern societies. It is the intention of this research to raise a discussion that allows us to understand this phenomenon that involves media, society and social processes as a transformative agent (HEPP, 2014) of interactions, relations with the media, making media and establishing new practices and a distinct logic in the production of meaning in a multiplatform context, from the transition from media society to mediatization society (FAUSTO NETO, 2008).
Downloads
References
BECK, Ulrich. La sociedad Del Riesgo. Barcelona: Paidós Ibérica, 2002.
COULDRY, Nick. Crise de relegitimação: além da compulsão de uma vida saturada de mídia. Revista Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 19-28, jan./jun. de 2016.
FAUSTO NETO. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Revista Matrizes, São Paulo, n. 2, p. 89-105, abr. 2008.
HEPP, Andreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, p. 45-64, jan./jun. 2014.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Revista Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, jan./jun. 2014.
MATA, María Cristina. De la cultura masiva a la cultura mediática. Revista Diálogos de la comunicación, Lima, p. 80-91, 1999.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana - Estudos de Antropologia Social, v. 11, n. 2, p.577-591, 2005.
VERÓN, Eliseo. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 48, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.
