O Dream Team do Passinho

relações de visibilidade e celebrização

Autores

  • Darciele Marques Menezes
  • Sandra Rubia Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23i.61414

Resumo

Com a facilidade de propagação de conteúdos através das redes sociais digitais, muitas produções populares são lançadas diariamente por meio de páginas e canais específicos. Esses ao despertar o olhar das instâncias midiáticas e mercadológicas são apropriados e, ao mesmo tempo, lhes são atribuídos outras intenções ou sentidos.  Desse modo, o presente artigo visa identificar se há uma interferência significativa das intenções mercadológicas e midiáticas nos canais mantidos no YouTube pelo Dream Team do Passinho? Para isso, utilizou-se da observação encoberta não participante, ou seja, não há por parte do pesquisador qualquer ação de proximidade, juntamente com o mapeamento de dois canais mantidos pelo Dream Team do Passinho no YouTube. A partir dessa estrutura, chegou-se a números expressivos que diferenciam um canal do outro, apontando para uma interferência significativa na intensidade da visibilidade adquirida pelo grupo no momento em que são entremeadas intenções mercadológicas e midiáticas. As quais são responsáveis por ampliar a dinâmica de estabelecimento de relações sociais e midiáticas, atribuindo ao grupo sentidos antes não existentes como, por exemplo, a celebrização.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

MENEZES, D. M.; SILVA, S. R. O Dream Team do Passinho: relações de visibilidade e celebrização. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23i.61414. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/61414. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos