A educação empreendedora em questão: a experiência do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.53242Keywords:
Empreendedorismo. Educação empreendedora. Jornalismo empreendedor. UnipampaAbstract
Este artigo discute o empreendedorismo no ensino universitário. Praticamente ignorada pela maioria dos cursos e universidades até fins do século XX, a questão empreendedora vem conquistando espaço no meio acadêmico e hoje integra o currículo de graduações que até recentemente não exibiam nenhuma intimidade com a temática. Fundamentado por bibliografia pertinente e dados sobre a crise da empregabilidade no cenário contemporâneo, o estudo constata que as instituições de ensino superior veem-se impelidas a oferecer formação que assegure melhores oportunidades profissionais e salários mais satisfatórios a seus egressos. Também discute o compromisso das universidades com o desenvolvimento regional e apresenta o caso específico da Universidade Federal do Pampa, com destaque para o programa de educação empreendedora e a orientação ao empreendedorismo no curso de Jornalismo. Conclui com dados de uma pesquisa aplicada sobre o mercado de trabalho e as perspectivas profissionais dos egressos.
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