Gestor, o novo perfil do jornalista nas assessorias de comunicação no Ceará:

um estudo de caso da Caramelo Comunicação e Coworking

Authors

  • Lia Moreira Farias Universidade de Fortaleza
  • Vânia Maria Magalhães Tajra Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.47785

Abstract

Esta pesquisa trata das novas tendências de mercado relacionadas aos profissionais da área de jornalismo, como o empreendedorismo. Objetiva compreender como a tecnologia e o empreendedorismo têm transformado o mercado jornalístico e exigido novas competências desse profissional. Embasa-se em uma revisão literária focada em analisar a influência de diversos fatores, como a internet e a globalização, na formação e nas habilidades exigidas aos jornalistas na era digital e também em um estudo de caso sobre a Caramelo Comunicação e Coworking. A empresa em questão se encaixa na temática da pesquisa por ser uma agência de comunicação integrada, idealizada e administrada por profissionais de comunicação, entre eles um jornalista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lia Moreira Farias, Universidade de Fortaleza

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza - Unifor. Brasil, Ceará, Fortaleza. E-mail:lmoreirafarias@gmail.com

Vânia Maria Magalhães Tajra, Universidade de Fortaleza

Doutora em Ciências da comunicação pela Universidade do Minho. Docente da graduação do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza- Unifor. E-mail: vaniatajra33@msn.com

References

ACOSTA, Alexandre Carvalho; SANTOS, Adelcio Machado dos. Gestor: o novo perfil do profissional de comunicação. Percepções, Caçador, v. 1, n. 1, p. 24-38, jan. 2012.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 39, de 12 de setembro de 2013. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em jornalismo. Brasília, DF, 2013. 14 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14111-pces039-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 2 ago. 2016.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura: a sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

______. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 325 p.

CASTRO, Alexandre. O jornalista assessor de comunicação empresarial na sociedade da informação e do conhecimento. Valladolid: [S.n.], 2012. 28 p. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/castro-alexandre-2013-jornalista-assesssor-comunicacao.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2016.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 33-51.

CISNE, Caroline Santos de; ARASAKI, Paula Hidemi Kaneoya; SANTOS, Neri dos. Coworking: compartilhando mais que espaços? Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 168-182, set. 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2873/2205>. Acesso em: 5 out. 2016.

COSTA, Ana Maria Nicolaci da. Economia criativa, a Web 2.0 e o vírus da exposição de talentos. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 34, n. 4, p. 955-970, out. 2014.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2014. 267 p.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 2005. 378 p.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 312 p.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio 1995. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p.

KUNSCH, Margarida Maria Kröhling. Comunicação organizacional complexidade e atualidade. Novos Olhares, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 22-30, jun. 2006.

______. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Bogotá, v. 25, n. 51, p. 38-51, jul. 2007. Disponível em: <http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/viewFile/3714/3379>. Acesso em: 18 jul. 2016.

MACHADO, Luiz Alberto. Economia criativa definições, impactos e desafios. Revista de Economia & Relações Internacionais, São Paulo, v. 11, n. 21, p. 84-109, jul. 2012.

MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2008. 127 p. (Coleção Comunicação).

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2016. 297 p.

PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

RAINHO, João Marcos. Jornalismo freelance: empreendedorismo na comunicação. São Paulo: Summus Editorial, 2008.

SCHAUN, Angela; RIZZO, Esmeralda. Um novo perfil do profissional de comunicação. In: SCHAUN, Angela; FERREIRA, Dina Maria Martins; RIZZO, Esmeralda. Estratégias: comunicação e gestão. São Paulo: Expressão & Arte, 2008. p. 17-28.

SCHUMPETER, Joseph A. The creative response in economic history. The Journal of Economic History, Cambridge, v. 7, n. 2, p. 149-159, nov. 1947.

SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates da. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via internet na formação de identidades contemporânea. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 24, n. 4, p. 42-51, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2016.

SOUZA, Eda Castro Lucas de. A disseminação da cultura empreendedora e a mudança da relação universidade-empresa. In: ______. Empreendedorismo: competência essencial para pequenas empresas. Brasília: Anprotec, 2001. p. 28-41.

WEIRTHEN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio 2000.

Published

2019-10-11

How to Cite

MOREIRA FARIAS, L.; MAGALHÃES TAJRA, V. M. Gestor, o novo perfil do jornalista nas assessorias de comunicação no Ceará:: um estudo de caso da Caramelo Comunicação e Coworking. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/ci.v22i0.47785. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/47785. Acesso em: 3 jul. 2024.