Teoria Democrática Contemporânea e Meios de Comunicação de Massa: uma discussão preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.45481Keywords:
Comunicação. Democracia. CidadaniaAbstract
Resumo: Este artigo tem como objetivo revisitar algumas das principais correntes teóricas contemporâneas de democracia, buscando apontar alguns dos motivos que as levaram a negligenciar os meios de comunicação em seus universos de reflexão. O artigo se divide em três seções. A primeira seção introduz a problemática ao abordar os principais problemas e tensões que atravessam o sistema democrático em sociedades complexas. A segunda revisita algumas das principais formulações teóricas contemporâneas de democracia, buscando explicitar como a qualificaram. Por fim, a conclusão aponta para a necessidade de pensar a democracia em estreita ligação com o universo da comunicação pública.
Downloads
References
ALVES, P. C; RABELO, M.; SOUZA, I. M. Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas Ciências Sociais. Revista Sociedade e Estado, v. 29, n. 1, jan./abr., 2014.
AVRITZER, Leonardo. A moralidade da democracia. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Coleção Debates, 272).
AVRITZER, L. SANTOS, B. S. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, Boaventura Souza (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BARROS, Alberto Ribeiro Gonçalves de. Republicanismo. In: RAMOS, F. C.; MELO, R.; FRATESCHI, Y. (Org.). Manual de filosofia política. São Paulo: Saraiva, 2012.
BERGER, P. L; LUCKMAN, T. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998
BRANDÃO, Elizabeth. Pazito. O conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.
COHEN, J. Deliberation and democratic legitimacy. In: BOHMAN, J.; REHG, W (Org.). Deliberative democracy. Cambridge: MIT Press, 1997. p.67-92
DAHL, R. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 2005
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: Edusp, 2015
FERES JR., J.; HEISENBERG, J. Dormindo com o inimigo: uma crítica ao conceito de confiança. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
GADAMER, H.G. O problema da consciência histórica. São Paulo: FGV, 1996.
GAVENTA, J. Prefácio. In: COELHO, Vera Schattan P.; NOBRE, Marcos (Org.). Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. 34, 2004.
GOMES, W. Transformações da política na era dos meios de comunicação de massas. São Paulo: Paulus, 2004.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Unesp, 2014.
______. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins fontes, 2012.
______. Três modelos normativos de democracia. Lua Nova Rev. de Cultura Política, n. 36, p. 39-53, 1995.
HELD, David. Models of democracy. Stanford: Stanford University Press, 1996.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o Governo. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
MACPHERSON, C. B. A democracia Liberal: origens e evolução: Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1978
MELO, Rúrion. Teorias Contemporâneas da democracia: entre o realismo político e concepções normativas. In: RAMOS, F. C.; MELO, R.; FRATESCHI, Y. (Org.). Manual de filosofia política. São Paulo: Saraiva, 2012.
MIGUEL, Luís Felipe. Introdução – igualdade e democracia no pensamento político. In: MIGUEL, L. F. (Org.). Desigualdade e democracia. o debate da teoria política. São Paulo: Unesp, 2015.
MIGUEL, Luís Felipe. Democracia e representação: territórios em disputa. São Paulo: Unesp, 2014.
______. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, n. 55-56, 2002.
______. Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicação BIB, Rio de Janeiro, n. 49, p. 51-77, 1. sem. 2000.
MOISÉS, José Álvaro (Org.) Democracia e confiança. por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas? São Paulo: Edusp, 2010.
NOBRE, Marcos. Participação e deliberação na teoria democrática: uma introdução. In: COELHO, Vera Schattan P.; NOBRE, Marcos (Org.). Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. 34, 2004.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UNB, 2002.
WEBER, M. O socialismo. In: Gertz, R. Max Weber e Karl Marx. São Paulo: Hucitec, 1994
WEBER, Maria Helena. Imagem pública In: RUBIM, Antônio Canelas A. (Org.). Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EdUFBA, 2004.
______. Visibilidade e credibilidade: tensões da comunicação política. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira; CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola. Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.