Em busca de uma Semiosfera Organizacional: textos diversos, sistemas convergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.44567

Palavras-chave:

Sistemas Modelizantes. Elementos Prescritivos. Varejo. Cultura Organizacional.

Resumo

O estudo visa refletir sobre as noções de missão, visão e valores na perspectiva da Semiótica da Cultura, além de identificar e analisar similaridades/diferenças entre elementos prescritivos da cultura organizacional disponíveis em portais de empresas do ramo varejista, a partir dos sistemas modelizantes acionados pelos textos selecionados. Adota-se o ponto de vista da Semiótica Russa para análise de textos teóricos e empíricos, conforme Lotman (1979, 1982, 1996) e Machado (2003, 2010). A constituição dos corpora se dá a partir de empresas ranqueadas pelo relatório do IBEVAR, publicado em 2015, no segmento de Moda e Esportes. Como principal evidência, destaca-se a multiplicidade de sistemas modelizantes envolvidos na produção dos textos organizacionais, o que salienta as múltiplas possibilidades de leitura do cenário organizacional mediante o acionamento de conceitos relativos à Semiótica da Cultura.

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Biografia do Autor

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale

Doutoranda e mestre em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), Especialista em Comunicação Estratégica e Branding (UMayor e Feevale) e graduada em Comunicação Social.

Ernani Cesar de Freitas

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP/LAEL). Professor permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais (Feevale).

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

HAUBRICH, G. F.; FREITAS, E. C. de. Em busca de uma Semiosfera Organizacional: textos diversos, sistemas convergentes. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 2, p. 75–94, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i2.44567. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/44567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos