O Espelho e os Narcisos - A imagem do público entre os jornalistas goianos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.43063Keywords:
Estereótipo. Construção da realidade. Campo jornalísticoAbstract
Uma vez que a comunicação midiática potencializa a indefinição do interlocutor e distancia os contextos daqueles que produzem e dos que consomem as informações, parte-se da premissa de que o jornalista precisa construir a imagem de quem o lê. Desse modo, foram entrevistados jornalistas dos dois principais jornais goianienses, com o intuito de aferir como eles tratam, definem e analisam seu público-leitor, e averiguar se existiria uma imagem de leitor compartilhada por todos, que independesse da empresa, das funções e da história pessoal de cada um dos entrevistados. A pesquisa demonstrou como é imprescindível analisar aquilo que os jornalistas pensam, e aquilo em que acreditam, para melhor compreender as bases do comportamento midiático na sociedade atual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.