Sociologia das profissões e o profissional da informação

Autores

  • Marcia Silveira Kroeff Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • José Claudio Matos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v20i3.41325

Palavras-chave:

Sociologia das profissões. Profissional da informação. Biblioteconomia.

Resumo

Ensaio fundamentado por meio de revisão da literatura especializada que relaciona os temas sociologia das profissões e profissional da informação. Constitui-se de pesquisa bibliográfica que abrange livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Aborda o histórico e a evolução das profissões, as teorias sociológicas, funcionalista e interacionista, bem como a trajetória das profissões, dentre elas a profissão do bibliotecário. Trata das transformações sociais oriundas das tecnologias e as transformações culturais, políticas e sociais que as profissões estão sofrendo em decorrência delas. Por fim versa sobre as ciências da informação e o fenômeno social da profissão. Conclui que as profissões da informação derivam sua constituição da necessidade de uma jurisdição específica no espaço social, para lidar com os documentos e meios de recuperação da informação. De um lado, a configuração mais atual destas profissões fortalece sua identidade e seus laços de compromisso e, de outro, gera subdivisões na tarefa ou função inicial deste tipo de profissional. A perspectiva a cerca da profissão representa uma expectativa sobre a estrutura formativa e um consequente aumento do controle e da vigilância sobre a atuação do profissional individual, resultando em um aspecto positivo e um aspecto negativo. O positivo é a valorização da comunidade e suas habilidades específicas e o negativo é a mercantilização, o saber específico como um meio de gerar produtividade e riqueza, quando o retorno imediato substitui a busca rigorosa e desinteressada pelo conhecimento, que pode gerar uma demasiada instrumentalização, que impede o avanço de processos mais abrangentes de interação deste grupo profissional com outros.

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Biografia do Autor

Marcia Silveira Kroeff, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Doutora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Professora Mestre e Coordenadora do curso de Biblioteconomia da Unochapecó

José Claudio Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Doutor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Mestre do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

KROEFF, M. S.; MATTOS, M. de C. do C. M.; MATOS, J. C.; SPUDEIT, D. F. A. de O. Sociologia das profissões e o profissional da informação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 3, p. 18–33, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i3.41325. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/41325. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos