Catholic magazine: an interface between religious field and media field
DOI:
https://doi.org/10.5216/36993Keywords:
Social field.Media field. Catholic magazines. Religious press. Media process.Abstract
The article analyzes catholic magazines as an instance of junction between the religious field and media field.The issue developed in the article attempts to understand the specificity of the relationship between both social fields involved - the religious and the media - by analyzing the magazine's approach of conflicting themes. In this sense, matters are raised about the tension between both fields, taking catholic magazines and their editorial constitution as objects to analyze this relationship. The magazines are perceived as an instance of specialized journalism in a religious dimension, that provide concepts in its speech that enable an "exculpation" of reality. In this manner, we can comprehend the institutional role of magazines in a broader way, without restricting them to a strictly doctrinaire bias, perceiving them as mediators of articulation of the religious concepts with its own contemporary experience.
Downloads
References
ABORTO, um pecado social. Família Cristã, São Paulo, n. 529, 1980.
ANJOS, M. F. Responsabilidade pessoal diante do aborto. Família Cristã, São Paulo, n. 530, p. 9-17, 1980.
BERGER, C. Campos em confronto: a terra e o texto. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
BORELLI, V. Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida. 2007. 380 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)- Centro de Ciência da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003a.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003b.
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9 ed. Campinas: Papirus, 2008a.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008b.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
DALMOLIN, A. A Rainha de Lauro Trevisan: Modernização e Religiosidade. 2007. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)– Centro de Ciência da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
DALMOLIN, A. Apontamentos para uma História da Imprensa Católica Brasileira. In: GOMES, P. et al (Orgs.). Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013.
DALMOLIN, A. O discurso sobre aborto em revistas católicas brasileiras: Rainha e Família Cristã (1980-1990). 2012. 224 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)– Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.
DUARTE, L. F. D. Ethos privado e justificação religiosa: negociações da reprodução na sociedade brasileira. In.: HEILBORN, M. L. et al (Orgs.). Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p.137-76.
ESTEVES, J. P. A formação dos campos sociais e a estrutura da sociedade moderna. In.: ESTEVES, J. P. A ética da comunicação e os media modernos. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. p. 111-141.
REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ. São Paulo: Paulinas, 1979-1990.
GARCÍA CANCLINI, N. Desigualdad cultural y poder simbólico. Cuadernos de Trabajo, Ciudad de México: Instituto Nacional de Antropología y Historia/UNAM, n. 1, 1986. Disponível em: <http://www.catedras.fsoc.uba.ar/alabarces/G_Canclini_sobre_Bourdieu.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2010.
ISAIA, A. C. O campo religioso brasileiro e suas transformações históricas. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, v. 1, n. 3, p. 95-105, jan. 2009.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINO, L. M. S. Mídia e poder simbólico: um ensaio sobre comunicação e campo religioso. São Paulo: Paulus, 2003.
MICELI, S. Introdução: a força do sentido. In.: BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. VII-LXI.
MIRANDA, L. Pierre Bourdieu e o campo da comunicação: por uma teoria da comunicação praxiológica. Porto Alegre: EdPUCRS, 2005.
MOUILLAUD, M; DAYRREL PORTO, S. (Org.). O jornal: da forma ao sentido. 2 ed. Brasília: UNB, 2002.
ORLANDI, E. P. Palavra, fé, poder. Campinas: Pontes, 1987.
PUNTEL, J. T. A revista Família Cristã e as classes subalternas. 1986.
Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação)- Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1986.
REVISTA RAINHA. Porto Alegre: Pallotti, 1979-1980.
RODRIGUES, A. D. O campo dos media: discursividade, narratividade, máquinas. Lisboa: Vega, 1988.
RODRIGUES, A. D. Estratégias de comunicação: questão comunicacional e formas de sociabilidade. 2. ed. Lisboa: Presença, 1997.
RODRIGUES, A. D. As novas tecnologias da informação e a experiência. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação – bocc, Covilhã, 1998. Disponível em: . Acesso em 24 set. 2009.
RODRIGUES, A. D. Experiência, modernidade e campo dos media. In.: SANTANA, R.M. (Org.). Reflexões sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Revan; Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2000, p. 169-213.
SODRÉ, M. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In.: MORAES, Denis. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, p. 19-32.
SILVA, M. B. da. A Igreja Católica e as mídias: uma análise das estratégias ideológicas. In.: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 24. 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTERCOM, 2001.p. -15.
TUCHMAN, G. A objectividade como ritual estratégico. In.: TRAQUINA, N. Jornalismo, questões, teorias e histórias. Lisboa: Vega, 1993. p. 61-73.
TUNES, S. M. O pregador silencioso: ecumenismo no jornal Expositor Cristão (1886-1982). 2009. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião)- Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
VERÓN, E. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Dialogos, Lima, n. 37, 1987.
WACQUANT, L. J. D. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 19, p. 95-110, nov. 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.