Records imagistics: the interpretation of information under the cognitive aspect

Authors

  • Luiz Carlos Flôres de Assumpção Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCInfo, Faculdade de Ciência da Informação - FCI da Universidade de Brasília.
  • André Porto Ancona Lopez Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCInfo, Faculdade de Ciência da Informação - FCI da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i2.28035

Keywords:

Record Imaging. Information. Interpretation. Description. Cognition.

Abstract

The images are part of our everyday leisure, personal and professional. This study is an attempt to understand the process of interpretation and description of imagistic information in records under the cognitive aspects. The literature search was performed in the areas of psychology, philosophy and the arts. And as demonstration of the analysis of images in this study it was clear that an individual needs sociocultural knowledge and thus, be able to interpret and image description, and previous knowledge about the context being examined for structuring imagistic collections.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Carlos Flôres de Assumpção, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCInfo, Faculdade de Ciência da Informação - FCI da Universidade de Brasília.

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia - FATEC-RO (2003), com MBA Executivo em Gestão Empresarial - FGV Managment - FGV-RJ (2004), Mestrado em Liderança pela Universidade de Santo Amaro - UNISA-SP (2007) e Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UNB (2008), Mestrado em Ciência da Informação e aluno de Doutorado pela FCI- UNB (2013). Atuou como Adm. da Empresa - Studio Mil Som Publicidade e Promoções Ltda, como Professor titular da Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron das disciplinas Fundamentos de RH, Estratégias e Técnicas de Recrutamento e Seleção, Planejamento de RH, Logística Empresarial, Adm de Materiais e Patrimônio, Planejamento e Formação de preço, Plano de Negócios. Professor-tutor em EaD do FGV on line - Programa de Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas - RJ das disciplinas Gestão de Pessoas I e II. Na Unicentro-RO, como professor convidado - Adm. Mercadológia I e coordenação da Empresa Júnior-Proativa (desenvolvendo o Projeto Banco de Talentos) do curso de Administração. FAJESU-DF prof. OS&M, Gestão da Produção, Plan. e Gestão Estratégica e TCC. Na UNB - Faculdade de Ciência da Informação como Prof. Voluntário em Gerenciamento de Projetos e Processos com MSProject 2007 e BizAbi. Experiência na área de Administração de Empresas, nas áreas de Recursos Humanos, desenvolvimento de competências e liderança; treinamento téc. em áudio, elaboração, desenvolvimento e gerenciamento de projetos culturais, sistemas de sonorização em ambiente fechado e aberto.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3445829566458687

André Porto Ancona Lopez, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCInfo, Faculdade de Ciência da Informação - FCI da Universidade de Brasília.

 

Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, onde leciona, entre outras disciplinas, Diplomática e Tipologia Documental para o curso de graduação em Arquivologia e Metodologia de pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Especializou-se na organização de arquivos pelo IEB/ECA-USP após ter se graduado em História pela FFLCH-USP. Seu mestrado em História Social (USP) foi publicado sob o título Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras (Ed. Loyola, 1999). Doutorou-se em 2001 pela FFCLH-USP, com o trabalho "As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos". Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa . Sua experiência arquivística inclui passagens por várias instituições. Foi professor convidado do curso de especialização em Arquivos do IEB/ECA-USP, responsável pela disciplina de descrição por 9 anos e professor junto ao departamento de História da Universidade Estadual de Maringá por mais de dez anos. Recentemente atuou como professor visitante na pós-graduação em Ciência da Informação da Universidad de Antioquia, Medellín, Colômbia e na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Atualmente desenvolve junto ao CNPq, como projeto de produtividade, pesquisa relacionado à criação de uma revista científica sobre patrimônio documental fotográfico e participa do grupo de trabalho do Conselho Internacional de Arquivos sobre arquivos fotográficos e audiovisuais (ICA-PAAG). Coordena, junto à Rede Ibero-americana de Ensino Arquivístico Universitário, blog destinado a amparar as ações de comunicação de tal rede. Desde de 2010 coordena, junto com outros pesquisadores latino-americanos, o simpósio Acceso a la Información , filiado à rede Internacional del Conocimiento . Como modo de incrementar o intercâmbio científico, as atividades atuais do pesquisador estão sendo difundidas nos seguintes blogs: Blog Diplomática e Tipologia Documental (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/) - direcionado para os alunos de graduação; Blog Metodologia em Ciência da Informação (http://metodologiaci.blogspot.com/) - focado em pesquisas de pós-graduação; Blog DigifotoWeb (http://digifotoweb.blogspot.com/) - relacionado à pesquisa sobre documentos fotográficos; Blog Ibero-americano de Ensino Arquivístico Universitário (http://bieau.blogspot.com/) - voltado para a RIBEAU. Seu currículo Lattes também está disponível em: (http://apalopez.info/cv) (Texto informado pelo autor).

 



Published

2014-02-20

How to Cite

ASSUMPÇÃO, L. C. F. de; LOPEZ, A. P. A. Records imagistics: the interpretation of information under the cognitive aspect. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 87–106, 2014. DOI: 10.5216/c&i.v16i2.28035. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/28035. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos