An opera myth and the Frankfurt School - Callas Forever according to the polemic between Theodor Adorno and Walter Benjamin

Authors

  • Sônia Pedrosa Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v7i2.24400

Keywords:

Cinema. Arte. Tecnologia. Indústria cultural.

Abstract

O embate de idéias entre pensadores da Escola de Frankfurt reaparece no filme Callas Forever. Elementos da crítica à indústria cultural feita por Adorno & Horkheimer estão presentes na trama, assim como pontos da polêmica com Wálter Benjamin. Enquanto os primeiros defendiam a arte tradicional, que consideravam séria e autônoma, Benjamin simpatizava com as novas formas de artes tecnológicas - como o cinema - que, para ele, teriam caráter libertador. Na metanarrativa Callas Forever, a autenticidade da arte como "dom divino" - privilégio daqueles que têm a singularidade do gênio, como Maria Callas - entra em conflito com o produto filme da indústria cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sônia Pedrosa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Especialista em Comunicação pela UERJ.

Published

2013-05-29

How to Cite

PEDROSA, S. An opera myth and the Frankfurt School - Callas Forever according to the polemic between Theodor Adorno and Walter Benjamin. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 7, n. 2, p. 204–211, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v7i2.24400. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24400. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos