A memória do telejornalista brasileiro através da história oral
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v12i2.12265Keywords:
Jornalismo, História Oral, Telejornalista, Modelo AmericanoAbstract
Este artigo apresenta a utilização do estatuto da história oral junto com outras possibilidades metodológicas na realização de uma pesquisa qualitativa sobre o telejornalista brasileiro. Através de 37 entrevistados, divididos em décadas, desde a implantação da televisão, em 1950, até os anos 1990, foi possível conhecer um pouco desta trajetória comunicacional.A perspectiva dos profissionais de telejornalismo como colaboradores trouxe, através da memória deles, informações complementares à história da televisão brasileira. A influência americana também foi investigada e avaliada dentro deste processo evolutivo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.