Media and prejudice
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v9i1.10880Keywords:
Imprensa. análise de conteúdo. preconceito.afrodescendentes. estereótipos.Abstract
Apesar do tempo que separa a abolição da escravatura no Brasil e os dias atuais, osafrodescendentes permanecem discriminados no mercado de trabalho. Os resultados de umaanálise de conteúdo realizada com base em 58 reportagens na revista de maior circulação nacional,Veja, e traduzidos neste “paper”, revelam que o número de profissões ocupadas pelosafrodescendentes é bastante reduzido, em comparação com as ocupadas e expostas pelocontingente branco do país. Para além de qualquer questionamento sobre o preconceito sutil quecaracteriza os textos jornalísticos das reportagens que compõem a amostra, é importante evidenciarque a maior parte das profissões exercidas pelos afrodescendentes não exige, ou pouco exige,escolaridade regular, como é o caso de desportistas, cantores e músicos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.