Consumo de informação durante a pandemia da Covid-19

um estudo sobre construção de legitimidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.75447

Palavras-chave:

Legitimidade, Pandemia, Consumo de Informação

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar a forma como as pessoas buscaram e avaliaram informações acerca da pandemia da Covid-19, analisando o processo de legitimação de informações nesse período, tendo como lente teórica o conceito de legitimidade da Teoria Institucional. Através de entrevistas em profundidade com 42 participantes, foram identificadas quatro etapas no processamento de informações, bem como as estratégias de legitimação usadas em cada uma. Na etapa 1 (“Tudo ao mesmo tempo”), foram usadas as estratégias de legitimidade pragmática e, com menor ênfase, a cognitiva. Na etapa 2 (“Luto e negação”), as estratégias de legitimação moral prevaleceram. Já na etapa 3 (“Menos é mais”), observou-se o uso equilibrado das estratégias de legitimação cognitiva e moral. Na etapa 4 (“Quase normal”), também foram dominantes as estratégias cognitiva e moral. O entendimento das estratégias de legitimação de informações usadas pelos consumidores pode contribuir para que, na prática, mais informações fidedignas sejam processadas e compartilhadas. Além disso, se considerarmos que a legitimidade faz com que um grupo aceite e adote um determinado objeto social, se mais informações verdadeiras forem repassadas, mais comportamentos protetivos à saúde poderão ser adotados. Por outro lado, fontes de informações falsas podem usar das mesmas prerrogativas para serem percebidas como legitimas e, assim, influenciar negativamente atitudes e comportamentos das pessoas. É fundamental, portanto, estar também atento a estratégias que legitimam essas falsas informações.

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Biografia do Autor

Daniela Abrantes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, danielaf0604@gmail.com

Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com extensão em Métodos Participativos de Aprendizagem (Colloquium on Participant Centered Learning) pela Harvard Business School, EUA. Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Consumo Sustentável e Plataformas Digitais" no Diretório de Grupos do CNPq e do Projeto de Extensão "Arte Juntas" (FACC/UFRJ). 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

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