Três dimensões do conceito de “diferença” como condição para a comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v26.74904

Palavras-chave:

Comunicação, Diferença, Epistemologia, Pesquisa

Resumo

Este texto emerge do diálogo com as proposições de Ferrara (2021), apresentadas no 30º Encontro da Compós, sobre o conceito de  “diferença” nos estudos de Comunicação. Embora a noção esteja amplamente estabelecida como um dos pilares do pensamento ocidental, desde a filosofia antiga até os Estudos Literários e Culturais contemporâneos, parece ainda ser um assunto pouco abordado diretamente na pesquisa em Comunicação, onde é elaborado sobretudo a partir de outras disciplinas. Com base nos argumentos de Ferrara (2021), apresenta-se a possibilidade de entender “diferença”, na pesquisa de Comunicação, como (1) a condição necessária antes de qualquer comunicação; (2) um elemento constitutivo de qualquer sociedade de onde se espera que a comunicação surja; (3) como categoria política, reivindicando espaços e reconhecimentos múltiplos em relação aos poderes estabelecidos. Esses elementos são discutidos no contexto da epistemologia da comunicação.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, São Paulo, Brasil, lmsamartino@gmail.com

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Pesquisador bolsista do CNPq.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, angelasalgueiro@gmail.com

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da UFMG, onde leciona também na pós-graduação. Integra os grupos de pesquisa MARGEM (UFMG); DIZ (UFV) e Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP). É co-autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Máximo Prado; e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É tradutora das seguintes obras do filósofo Jacques Rancière: O trabalho das Imagens (Chão da Feira, 2021) e O método da cena (Quixote + Do, 2021).

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, Ângela C. S. Três dimensões do conceito de “diferença” como condição para a comunicação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 17–34, 2023. DOI: 10.5216/ci.v26.74904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/74904. Acesso em: 23 abr. 2024.