Três dimensões do conceito de “diferença” como condição para a comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.74904Palavras-chave:
Comunicação, Diferença, Epistemologia, PesquisaResumo
Este texto emerge do diálogo com as proposições de Ferrara (2021), apresentadas no 30º Encontro da Compós, sobre o conceito de “diferença” nos estudos de Comunicação. Embora a noção esteja amplamente estabelecida como um dos pilares do pensamento ocidental, desde a filosofia antiga até os Estudos Literários e Culturais contemporâneos, parece ainda ser um assunto pouco abordado diretamente na pesquisa em Comunicação, onde é elaborado sobretudo a partir de outras disciplinas. Com base nos argumentos de Ferrara (2021), apresenta-se a possibilidade de entender “diferença”, na pesquisa de Comunicação, como (1) a condição necessária antes de qualquer comunicação; (2) um elemento constitutivo de qualquer sociedade de onde se espera que a comunicação surja; (3) como categoria política, reivindicando espaços e reconhecimentos múltiplos em relação aos poderes estabelecidos. Esses elementos são discutidos no contexto da epistemologia da comunicação.
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