O realismo como estratégia e fator de identidade no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v11i2.7489Palavras-chave:
Realismo.identidade cultural. cinema contemporâneo.nacionalismoResumo
Na maior parte de sua história, a principal tendência estética definidora do cinema europeu foi o realismo, um dos meios utilizados para se diferenciar de fábrica de sonhos hollywoodiana. No Brasil, apesar do fluxo descontinuado da produção, não foi diferente. No entanto, o realismo não é necessariamente o melhor veículo para discutir identidade cultural e ideologia. As produções realistas contemporâneas são híbridas, e usam a verossimilhança como artifício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.