Affordances e produção de conteúdo no Instagram

análise do perfil “Fora do Plástico”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.71600

Palavras-chave:

Affordances, Plataformização da Produção Cultural, Instagram

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de produção de conteúdo do perfil @foradoplastico no Instagram por meio da análise de affordances. O referencial teórico aborda plataformas online, plataformização da produção cultural e affordances. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso e se vale de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não-estruturada. As categorias de análise são tipos de affordances em plataformas online (BUCHER; HELMOND, 2018). Os resultados demonstram o uso tanto táticas de apropriação, quanto de ressignificação de affordances do Instagram na produção deste conteúdo de nicho, assim como o uso de múltiplas plataformas pelos produtores de conteúdo entrevistados.

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Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, sandramontardo@feevale.br

Doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e Pesquisadora da Universidade Feevale no seguintes cursos: Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 2).

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, vanessavaliati@feevale.br

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e pesquisadora no Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale. Membro do Laboratório de Interação Mediada por Computador e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig).  

 

Claiton Silva, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, claiton.silva@hotmail.com

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Jornalista. 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

PORTELLA MONTARDO, S.; DALPIZOL VALIATI, V. A.; SILVA, C. Affordances e produção de conteúdo no Instagram: análise do perfil “Fora do Plástico”. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 643–667, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.71600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600. Acesso em: 26 jul. 2024.