Bibliotecas Universitárias Como Atores Ativos na Divulgação Científica e Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.71465Palavras-chave:
Divulgação científica, Biblioteca universitária, Ação cultural, Biblioteca Comunitária UFSCar, Institutos Nacionais de Ciência e TecnologiaResumo
Este artigo discute o papel das bibliotecas universitárias, buscando formas de apresentar o potencial da ciência como elemento de transformação social. O objetivo geral foi investigar a atuação da biblioteca universitária, como um ator ativo na divulgação científica e cultural. Utilizou o método de pesquisa ex post facto, com abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental e descritiva. As unidades de análise foram: a Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT Hympar). Foi possível alcançar os seguintes resultados: 1] identificação das práticas e iniciativas culturais, envolvendo a divulgação científica para o cidadão não especialista; 2] identificação dos benefícios para a biblioteca universitária, para o grupo de pesquisa e para a sociedade. Considera-se que as iniciativas culturais, aliadas aos centros de pesquisa multicêntricos brasileiros e às bibliotecas universitárias, podem ter maior aproximação com a sociedade, fomentando-se a apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelo cidadão não especialista, por meio da divulgação científica.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 393-404, 1996.
ALMEIDA, S.; COSTA, L. da.; AGUIAR, J. Divulgação científica por meio da revista ciência hoje para criança: uma ferramenta interdisciplinar. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p. 182-195, 2017.
ANNA, J. S. A redefinição da biblioteca no século XXI: de ambientes informacionais a espaços de convivência. In: Seminário de Informação em Arte, 4, 2015, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, 2015
ARAUJO, R. F. Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 81-97, 2009.
ARRUDA, A. UFSCar promove divulgação de Literatura e Ciência a estudantes de escolas públicas: crianças entre 9 e 10 anos estiveram na biblioteca da universidade para contação de histórias, aprendizados científicos e plantio de mudas. São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/servico_release?id=103376&pro=3. Acesso em: 11 de abr. de 2021.
BELLUZZO, R. C. B. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, ago. 2011. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/180/186. Acesso em: 22 de mar. de 2021.
BEM-VINDO ao website do INCT Hympar Sudeste!. 2015. Disponível em: http://www.hympar.ufscar.br/missao_na.html. Acesso em: 03 de mar. de 2021.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. [apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados ao objeto abaixo indicado]. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://inct.cnpq.br/documents/10180/124986/Chamada+INCT_16-2014.pdf/3d511440-8d6f-413c-ac64-176b7ac02902. Acesso em: 20 de maio de 2021.
BUENO, W. da C. A divulgação da produção científica no Brasil: a visibilidade da pesquisa nos portais das universidades brasileiras. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, n. 7, p. 1-15, 2014.
BUENO, W. da C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.
CAMARGO, V. R. T. Dialogando com a ciência: ações, atuações e perspectivas na divulgação científica e cultural. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 37, n. 3, p. 43-71, 2015.
CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo no Brasil. 2011. 320 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
CARVALHO, S. M. S. de; CARDDOSO, A. L. M. de S.; MIGUEL, M. C. A geração alpha no (re)iventar da nova biblioteca escolar: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 24, p. 1-21, 2021.
CARVALHO, I. A.; CARVALHO, G. M. A. C. de. Ações culturais em bibliotecas universitárias: do acesso à inclusão. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 28, 2019, Vitória. Anais... Vitória: FEBAB, 2019.
CAVALCANTI, I. B.; ARAÚJO, C. S.; DUARTE, E. N. O bibliotecário e as ações culturais: um campo de atuação. Biblionline, v. 11, n. 1, p. 21-34, 2015.
CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, 2003.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
DIAS SOBRINHO, J.D. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação, v. 20, n. 3, p. 581-601, 2015.
DIVULGANDO conhecimento. 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal do Youtube da TV UFSCar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HfmVVp0hX7U. Acesso em: 15 de mar. de 2021.
EXPOSIÇÃO do Poema "Pequenina Guerreira" no saguão da BCo - UFSCar. 2018. Disponível em: http://bibliotecamoruzzi.blogspot.com/search?updated-max=2018-04-24T13:34:00-07:00&max-results=5&start=5&by-date=false. Acesso em: 23 de mar. de 2021.
FAPESP. INCT dos Hymenopetera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira. 2009. Disponível em: https://fapesp.br/4922/inct-dos-hymenoptera-parasitoides-da-regiao-sudeste-brasileira-hymparsudeste. Acesso em: 19 de mar. de 2021.
MARCOVITCH, J. (Org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018.
FERRAZ, M. N. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de minas gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. esp., p. 18-30, 2014.
FERREIRA, R. S. Transpondo muros, construindo relações: uma reflexão sobre bibliotecas universitárias e extensão no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 75-88, 2012.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 28 de abr. de 2021.
FUJINO, A. Serviços de Informação no processo de cooperação universidade empresa: proposta de um modelo de mediação institucional para micro e pequenas empresas. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, V.A.L. Indicadores de CT&I dos INCTs de São Carlos-SP na dinâmica da produção da ciência. 2016. 511 f. Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.
HUBNER, M. L. F.; KUHN, A. C. A. Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem. BIBLOS, v. 31, n. 1, p. 51-72, 2017.
INSTITUCIONAL. Biblioteca Comunitária da UFSCar, 2021. Disponível em: https://www.bco.ufscar.br/sobre. Acesso em: 05 mar. 2021.
JUSTI, J. E. Divulgação científica a partir do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade: investigação da prática em centros brasileiros de excelência em pesquisa. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. de S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 92-107, 2007.
LESSA, B.; GOMES, H. F. A biblioteca pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade, v. 27, n. 1, p. 35-46, 2017.
MÉTRICAS EDU. Métricas Edu: desempenho acadêmico e comparações internacionais, 2021. Disponível em: https://metricas.usp.br/#. Acesso em: 22 de jun. de 2021.
MOREIRA, I. de C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão social, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.
NOVO, L. F.; MELO, P. A. de. Universidade empreendedora: fortalecendo os caminhos para a responsabilidade social. Buenos Aires: 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116308/NOVO.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 de maio de 2021.
OLIVEIRA, M. M. de et al. A biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos: possibilidades rumo à universidade empreendedora. Em Questão, v. 26, n. 3, p. 437-462, 2020.
PALETTA, F. C.; SILVA, L. G.; SANTOS, T. V. A universidade como agente de geração e difusão de informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 9, n. 2, p. 62-81, 2014.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2014.
PESSONI, A.; CARMO, V. A. do. A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos? Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, p. 87-104, 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: Univ. Feevale, 2013.
RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 36, p. 157-180, 2013.
ROSA, A. J. S. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Santa Catarina, v. 14, n. 2, p. 372-381, 2009.
SANCHES, G. A. R.; RIO, S. F. Mediação da informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n, 2, p. 103-121, 2010.
SANTOS, J. M. Ação cultural em bibliotecas públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 2, p. 173-189, 2015.
SOUSA, R. C. de et al. #CiênciaÚtil: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. 1-28, 2019.
TARGINO, M. das G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-27, 2000.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. II Curso métricas 2021. Disponível em: https://metricas.usp.br/ii-curso/. Acesso em: 05 de mar. de 2021.
UFSCAR promove 21ª edição do Encontro de Poetas. 2018. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/data/clipping/imagens/53353_00.jpg. Acesso em: 03 de abr. de 2021.
UFSCAR promove 22ª edição do Encontro de Poetas. 2019. Disponível em: https://www.saci.ufscar.br/servico_release?id=110287&pro=3. Acesso em: 05 de jun. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.