Jornalismo nas mídias sociais: ainda em busca de um modelo econômico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.69604Palavras-chave:
Jornalismo, Modelos econômicos, Mídias SociaisResumo
Este trabalho tem por objetivos entender a evolução dos estudos sobre o desenvolvimento de modelos econômicos que permitam a sustentabilidade financeira das empresas jornalísticas para atuarem nas mídias sociais e dar novas contribuições ao tema. Este assunto torna-se pertinente em um momento de crescimento do número de notícias falsas circulando nas principais mídias sociais e que, sem um modelo econômico que incentive as empresas jornalísticas a investirem em tais ambientes, serão espaços dominados pelas fake news. Para realizar este estudo, foi realizada a revisão de um estudo inicial de Costa (2014), além de uma revisão sistemática da literatura, com vistas a compreender a evolução de pesquisas nesse tema. Na revisão sistemática foram encontrados somente 03 trabalhos que tratam do tema de forma direta ou indireta. Percebeu-se, portanto, que tais pesquisas ainda são escassas, demandando novas pesquisas. Por fim, buscou-se dar novas contribuições para o assunto, propondo alguns modelos econômicos possíveis com base nas necessidades e possibilidades mais adequados ao jornalismo enquanto negócio.
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