Jornalismo nas mídias sociais: ainda em busca de um modelo econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.69604

Palavras-chave:

Jornalismo, Modelos econômicos, Mídias Sociais

Resumo

Este trabalho tem por objetivos entender a evolução dos estudos sobre o desenvolvimento de modelos econômicos que permitam a sustentabilidade financeira das empresas jornalísticas para atuarem nas mídias sociais e dar novas contribuições ao tema. Este assunto torna-se pertinente em um momento de crescimento do número de notícias falsas circulando nas principais mídias sociais e que, sem um modelo econômico que incentive as empresas jornalísticas a investirem em tais ambientes, serão espaços dominados pelas fake news. Para realizar este estudo, foi realizada a revisão de um estudo inicial de Costa (2014), além de uma revisão sistemática da literatura, com vistas a compreender a evolução de pesquisas nesse tema. Na revisão sistemática foram encontrados somente 03 trabalhos que tratam do tema de forma direta ou indireta. Percebeu-se, portanto, que tais pesquisas ainda são escassas, demandando novas pesquisas. Por fim, buscou-se dar novas contribuições para o assunto, propondo alguns modelos econômicos possíveis com base nas necessidades e possibilidades mais adequados ao jornalismo enquanto negócio.

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Biografia do Autor

Kleiton Luiz Nascimento Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, kleitonluiz.reis@gmail.com

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É ainda Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAC-SC e trabalha na área de Marketing Digital e como professor de Marketing nos cursos de Graduação do SENAC-SC. Também possui experiências profissionais nas áreas de marketing, assessoria de comunicação e jornalismo online.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, mbaldessar@gmail.com

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa "Geografias da Comunicação", da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência, certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www.cotidiano.ufsc.br.

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Publicado

2022-09-08

Como Citar

REIS, K. L. N.; BALDESSAR, M. J. Jornalismo nas mídias sociais: ainda em busca de um modelo econômico. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 374–390, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.69604. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/69604. Acesso em: 18 nov. 2024.