Olhares sobre o Shopping Center

um panorama das pesquisas realizadas no Brasil com a interface comunicação e consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.68646

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Revisão de literatura, Shopping Center

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear estudos que se cruzam ao abordar a temática shopping center e busca aproximar tal assunto das esferas da comunicação e do consumo. Trata-se de uma revisão de literatura que abrange um recorte temporal de 1993 a 2017. Procura oferecer, também, uma visão das contribuições que os trabalhos sinalizam e, com isso, colaborar no desenvolvimento de pesquisas. Os estudos encontrados mostram que o shopping center atrai diversas áreas do conhecimento e ganha diferentes contornos em cada uma delas. No que se refere ao campo da Comunicação, boa parte dos trabalhos achados se volta para estudar fenômenos e produtos comunicacionais inseridos no espaço físico desse tipo empreendimento e enfoca a relação entre comunicação, consumo e publicidade. Contudo, observa-se que a temática ainda pode ser explorada, sobretudo, no que concerne às ações das marcas de shopping centers nas mídias digitais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, flavia.mayer@uol.com.br

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFES e especialização em Marketing Empresarial.

Glauber Pinheiro Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, glauberpinheiro.r@gmail.com

Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ABRASCE, 2021. Números do setor. Disponível em: https://abrasce.com.br/numeros/setor/. Acesso em: 12 abr. 2021.

ALMEIDA, F. M. de. Flamboyant Shopping Center: entre trabalho, lazer e consumo. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

ALVARENGA, A. B. de. A dimensão comunicacional dos rolezinhos da Grande Vitória: cotidiano, sociabilidade e visibilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ALVES, L. A. Reestruturação urbana e criação de novas centralidades: considerações sobre os shoppings centers. Caminhos de Geografia, v. 12, n. 37, p. 171-184, 2011.

BANDEIRA, A. C.; KNEIB, E. C. Polos geradores de viagens e seus impactos na paisagem urbana: um estudo sobre o impacto de um shopping center em Goiânia - GO (Brasil). Cuadernos de Geografía, v. 26, n. 1. p. 187-200, 2017.

BATISTA, P. A. O Boulevard Shopping Center e a formação de uma nova centralidade em Campina Grande – PB. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BEZERRA, M. R. de C. S. Shopping center e espaço urbano: as particularidades do Capim Dourado em Palmas – TO. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2017.

BITTENCOURT, R. N. O sistema panóptico da topologia do shopping center, a assepsia humana e a exclusão social da pobreza. Revista Espaço Acadêmico, Paraná, n. 139, p. 92-102, 2012. Disponível em: https://bit.ly/38AyY9R. Acesso em: 23 jul. 2018.

BITTENCOURT, R. N. A imersão orgânica no Templo de Consumo. Revista Espaço Acadêmico, Paraná, n. 165, p. 16-29, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2VUnD1F. Acesso em: 14 jun. 2018.

BONITO, C. L. F; BONITO, M. A. Atuação da assessoria de imprensa em eventos – o caso do incidente no Porto Velho Shopping. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, 2009, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/bAE12. Acesso em: 05 jan. 2019.

BORTOLI, F. Espaços públicos de propriedade privada: o shopping center. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CALHOUN, C. Comunicação como ciência social (e mais). Intercom - RBCC, v. 35, n. 1, p. 277-310, 2012.

CARVALHO, M. G. de. A difusão e a integração dos shopping centers na cidade: as particularidades do Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

COUTINHO, K. D. Lugares de crianças: shopping centers e o disciplinamento dos corpos infantis. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

CRETAZ, L.; OMINE, H.; BISCAIA, J. Os shopping centers: narrativas de lugares e de consumo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 6., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/ceqQ1. Acesso em: 14 jun. 2018.

DRAMALI, B. L. Consumo: um convite para desbravar esse vasto campo de estudo. Comunicação & Informação, v. 13, n. 2, p. 4-12, 2010.

ENGEL, P. E. Deslocamentos pendulares, consumo e shopping centers em cidades médias paulistas. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2015.

FALEIROS, M. V. Urbanização dispersa, grandes equipamentos e impactos urbanos: o caso do Parque Dom Pedro Shopping. 2010. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2010.

GASPARIN, F. M. A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

GAZUREK, M. O. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

GOES, E. Shopping center: consumo, simulação e controle social. Finisterra, Lisboa, v. 51, n. 102, p. 65-80, 2016.

GOMES, A. P. A cidade e o shopping: do mundo da via expressa aos processos de gentrificação em Blumenau-SC (1990 – 2000). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GONÇALVES, T. E. Labirintos da modernidade urbana: North Shopping na produção de uma nova centralidade em Fortaleza-CE. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Ceará, Fortaleza, 2009.

GONÇALVES, T. E. Produção do espaço urbano: North Shopping na dinâmica de novas centralidades em Fortaleza- CE, Caminhos de Geografia, v. 12, n. 37, p. 162-170, 2011.

HISSA, M. C. Operações urbanas consorciadas: o caso na implantação de shopping centers em Fortaleza. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

LIMA, H. P. Vivenciando o tempo livre em shopping center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2013.

LIMA, L. B. O shopping center e suas narrativas: um espaço de construção de identidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

LIMA, L. H. M. Centralidades segmentadas: os shopping centers da cidade de São José do Rio Preto/SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2016.

MADEIRA FILHO, M. de L. Shopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismo. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

MANENTE, Z. M. Q. G. O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa. 2017. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2017.

MARASCHIN, C. Alterações provocadas pelo shopping center em aspectos da estrutura urbana – Iguatemi, Porto alegre, RS. 1993. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.

MAZZARINO, R. de A. C. Shopping center, território de identidades mutantes: Vale Sul Shopping/São José dos Campos, SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2016.

MONTESSORO, C. C. L. Shopping centers: novas formas de comercialização e estratégias locacionais em Presidente Prudente – SP. Boletim Goiano de Geografia, v. 22, n. 1, p. 73-96, 2002.

MOURA, C. S. dos S. “No shopping nois é patrão!”: socialidade e lazer entre jovens de periferia. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MÜLLER, E. As patricinhas no mundo dos shopping centers: um discurso e algumas práticas juvenis bem-comportadas. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2004.

NASCIMENTO, A. da S. Múltiplas relações entre a morfologia urbana e os shopping centers. Caminhos de Geografia, v. 14, n. 48, p. 91-104, 2013.

NASCIMENTO, M. C. R. et al. Com que cor eu vou pro shopping que você me convidou? RAC, Rio de Janeiro, v. 19, Edição Especial, p. 245-268, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/iqJ39. Acesso em: 05 jan. 2019.

OLIVEIRA JÚNIOR, G. A. de. Novas expressões de centralidades e (re)produção do espaço urbano em cidades médias: o Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna-BA. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

OLIVEIRA, J. da S. Comunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

OLIVEIRA, S. A. L. O homem e o shopping: um estudo de marketing sobre o significado de “ir ao shopping”. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

PEREIRA, A. L. S. O sentido do lugar: significados e vivências no entorno do São Gonçalo Shopping Rio. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias e do lazer retificado. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias. São Paulo: Boitempo, 2012.

PADILHA, V. Nojo, humilhação e controle na limpeza de shopping centers no Brasil e no Canadá. Caderno CRH. Salvador, v. 27, n. 71, p. 329-346, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2wIQk6U. Acesso em: 23 jul. 2018.

PECHLIVANIS, M. Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma eXperiência Giraffas na praça de alimentação. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/iuMY9. Acesso em: 14 jun. 2018.

PETENUSSI, F. R. O mosaico das identificações juvenis via consumo: um estudo de antropologia urbana em um shopping de Ribeirão Preto/SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Letras) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.

REVISTA SHOPPING CENTER, 2021. Censo Brasileiro de Shopping Centers aponta recuperação gradual e contínua do setor. Disponível em: https://bityli.com/bOgHq. Acesso em: 12 abr. 2021.

RIBEIRO, P. H. M. dos S. Organização social sistematizada: controle social e regras de sociabilidade nos shopping centers. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

ROCHA, G. P.; SOUZA, F. M. dos S. Marcas de Vitória em uma marca: os efeitos de sentido no logotipo do Shopping Vitória e a sua relação com a cidade. In: XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE – VITÓRIA – ES, 24., 2019, Vitória. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2019/resumos/R68-0299-1.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

RODRIGUES, G. F. Shopping Cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 5., 2015, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/vFHV6. Acesso em: 14 jun. 2018.

ROMERO, H. O papel do Shopping Avenida Center no processo de redefinição da centralidade urbana e das práticas socioespaciais em Dourados - MS. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.

ROMERO, N. A. B. Mais que um nome: a mudança da marca Shopping Iguatemi para Shopping da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

RUIZ, J. A. M. Shopping centers: segregação, exclusão e inclusão. Análise a partir de bairros residenciais em Presidente Prudente – SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.

SANTOS JUNIOR, S. P. dos. O shopping center no espaço urbano: estudo de caso do potencial de influência do Mangabeira Shopping na estrutura urbana de João Pessoa, PB. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

SANTOS JUNIOR, W. R. Shopping Centers em São Paulo: imaginário de transformações urbanas. Geosul, v. 19, n. 38, p. 7-24, 2004.

SANTOS, J. R. dos. Comunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2009.

SARAPKA, E. M. O impacto urbano do shopping center: questões territoriais e sociais. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SILVA, L. H. O consumo como vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista – Recife/PE. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SILVA, L. T. B. da; UGALDE, M. M. de. Estímulos ambientais de shopping centers na percepção dos consumidores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 1., 2011, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www2.espm.br/comunicon2011. Acesso em: 14 jun. 2018.

SILVA, N. C. da. Shopping center Campo Grande: centralidade e redefinição do espaço urbano. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, 2005.

SILVA, R. R. da. Centros comerciais e shopping centers: transformações do espaço urbano de Uberlândia (MG). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

SIQUEIRA, O. A. S. Branded Content, inspiração documental e o convite à emoção: Análise do vídeo Reencontro, do Shopping Recife. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/sCG01. Acesso em: 05 jan. 2019.

SOARES, L. A. G. M. Entre a casa e a rua: cultura, espaço e consumo em shopping center. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

SOSTER, A. R. de M. A Complexidade Comunicacional nos Espaços de Relação do Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre – Um Estudo de Caso. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SOUZA, J. L. B. de. O abandono do uso de espaços públicos em favor do uso de espaços privados: estudos sobre o Taubaté Shopping Center. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.

SPINASSÉ, M. A. Retórica visual: o Shopping Iguatemi e sua comunicação persuasiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.

VIRGENS, S. C. A. das. Shopping center e a produção do espaço urbano em Salvador-BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

WYPYCH, P. R. Shopping center: um espaço de lazer e socialização para o adolescente. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/cqENO. Acesso em: 14 jun. 2018.

YAMAWAKI, Y.; DUARTE, F. Shopping centers e recuperação urbana: estudo empírico de uma contradição teórica. Redes, v. 15, n. 1, p. 32-51, 2010.

ZAMBERLAN, L. Comunicação, meio ambiente e shopping center: poder e globalização. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MAYER DOS SANTOS SOUZA, F.; PINHEIRO ROCHA, G. Olhares sobre o Shopping Center: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil com a interface comunicação e consumo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 940–963, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.68646. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/68646. Acesso em: 23 jul. 2024.