Acontecimento jornalístico, comunicação intercultural e compreensão do outro

uma entrevista com Miquel Rodrigo Alsina

Autores

Palavras-chave:

comunicação intercultural, acontecimento jornalístico, compreensão intersubjetiva, noticiabilidade

Resumo

Jornalista e professor na Universitat Pompeu Fabra (UPF), Miquel Rodrigo Alsina tem uma trajetória de investigação que, sob uma perspectiva construcionista, articula Teorias da Comunicação e Interculturalidade. Desde 1986 publica estudos que, circundado este grande eixo temático, trabalham a construção da notícia em seus constrangimentos organizacionais, políticos e econômicos, problematizando as esferas de produção e consumo sob o âmbito de seu profissionalismo, e abordam questões referente à linguagem, meios de comunicação e construção de identidade. Nesta entrevista, realizada no Departamento de Comunicação da UPF, em 11 de dezembro de 2019, Miquel Rodrigo Alsina reflete sobre as noções de acontecimento e desacontecimento jornalísticos frente à emergência das redes sociais digitais, e sobre movimentos compreensivos e empáticos ao Outro sentido a práticas comunicativas interculturais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xavier Giró Mar´tí, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Catalunha, Espanha, xavier.marti@uab.cat

Professor Titular del departamento de Mitjans, Comunicació i Cultura de la Universitat Autonoma de Barcelona.

Tayane Aidar Abib, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil, tayaneaabib@gmail.com

Doutora em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Comunicação e jornalista formada pela mesma instituição. Desenvolveu estágios de pesquisa na Universitat Autònoma de Barcelona (2019), na Universidad Complutense de Madrid (2017) e na Universidade Nova de Lisboa (2014). 

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

GIRÓ MAR´TÍ, X.; ABIB, T. A. Acontecimento jornalístico, comunicação intercultural e compreensão do outro: uma entrevista com Miquel Rodrigo Alsina. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 967–971, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67568. Acesso em: 27 abr. 2024.