O uso da película na produção de filmes originais Netflix

Autores

  • Thalita Fernandes de Sales Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, thalita.cinema@gmail.com
  • Marcel Vieira Barreto Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, marcelvbs@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v22.66226

Palavras-chave:

Cinema analógico, Filme histórico, Fotografia cinematográfica, Memória e cinema, Netflix

Resumo

Investiga a escolha pelo formato analógico em produções Originais Netflix, a partir da análise dos filmes “Kodachrome” (Raso, 2017), “Os Meyerowitz: família não se escolhe” (Baumbach, 2017), “O irlandês” (Scorsese, 2019) e “Destacamento Blood” (Lee, 2020). Separando as obras entre as categorias “memória afetiva” e “memória histórica”, observamos a ligação entre o uso da película e o evocar do passado em suas narrativas. O uso do formato de captação analógico contemporâneo em tais obras levanta discussões acerca do papel da película em meio ao cinema digital.

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Biografia do Autor

Thalita Fernandes de Sales, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, thalita.cinema@gmail.com

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFPB. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1638-4486. E-mail: thalita.cinema@gmail.com

Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, marcelvbs@hotmail.com

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na UFF. Professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB. ORCID https://orcid.org/0000-0001-6156-3059

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SALES, T.; SILVA, M. O uso da película na produção de filmes originais Netflix. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v22.66226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66226. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Mídia e Tecnologia – narrativas e linguagens nas paisagens