Para onde eu devo mandar esse artigo?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.65494Palavras-chave:
Academia, Comunicação, Publicação científica, RevistaResumo
Parece até contraditório que quanto mais revistas científicas existam, menos objetivo se torna o processo de submeter um manuscrito, pois são muitas variáveis a serem levadas em consideração. Neste sentido, durante o processo de escolha de um periódico é preciso se perguntar: i) O que quero dizer?; ii) Para quem quero dizer?; iii) Qual o alcance que quero ter? De posse das respostas para estes questionamentos é possível que a escolha se torne um pouco menos difícil. Aqui nós discutimos as questões que envolvem a escolha de um periódico para a publicação de artigos científicos e apresentamos possíveis caminhos para auxiliar o jovem cientista nesta árdua decisão.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Ulysses P. de. Conselhos a um jovem cientista. Recife: NUPPEA, 2011.
AZAR, Ofer H. The slowdown in first-response times of economics Journals: Can it be beneficial? Economic Inquiry, v.45, n. 1, p. 179-187, 2007.
BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BIANCHETTI, Lucídio. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação:
Entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI,
L; SGUISSARDI, V. Dilemas da pós-graduação em educação: gestão e avaliação.
Campinas: Autores Associados, 2009.
BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione R. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014.
BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione R.; PEREIRA, G. R. M. O fim dos intelectuais acadêmicos? Induções da Capes e desafios às associações científicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
BIANCHETTI, Lucídio; MARTINS, Francini S. O discente da pós-graduação stricto sensu: desistências e resistências, induções externas e adoecimentos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2018, Porto Alegre. Anais [....]. Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. v. 1. p. 1-14.
BOAVENTURA, Edivaldo M. Como ordenar as ideias. São Paulo: Ática, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 977, 3 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília: MEC, 1965. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NsLTtFBTJtpH3QBFhxFgm7L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 nov. 2020.
CARIBÉ, Rita de Cássia do V. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 3, p. 89-104, 2015.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. 2 ed. reimp. Porto Alegre, 2010.
FERREIRA, Aloízio S.; ABREU, Márvio L.T. de. Desconstruindo um artigo científico. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 1, n. 36, p. 377-385, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GUANAES, Paulo Cezar Vieira. Modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre: estudo para um modelo de gestão sustentável na área de saúde pública. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
HUISMAN, Janine; SMITS, Jeroen. Duration and quality of the peer review process: the author’s perspective. Scientometrics, v. 113, p. 633-650, 2017.
KUENZER, Acácia; MORAES, Maria. Célia. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1363, 2005.
LEITE, Fernando; CODATO, Adriano. Autonomização e institucionalização da Ciência Política brasileira: o papel do sistema Qualis-Capes. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR, v. 1, n. 11, p. 1-21, 2013.
MACK, Chris. How to write a good scientific paper. Spie Press: Bellingham, Washington USA, 2018. 124p.
MARQUES, Fabrício. Escreva bem ou pereça. Pesquisa Fapesp, n. 182, p. 34-39, 2011. Disponível em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2011/04/034-039-182.pdf. Acesso em: 3 nov. 2020.
OLIVEIRA, Oswaldo; ZUCOLOTTO, Waltencir; ALUISIO, Sandra. Developing strategies to produce better scientific papers: a recipe for non-native users of English. New York: Cornell University Library, 2006.
PEREIRA, Mauricio. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 3. n. 26, p. 661-664, 2017.
PINTO, Angelo C.; ANDRADE, Jailson B. de. Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro? Química Nova, v. 22, n. 3, p. 448-453, 1999.
ROBREDO, Jaime. Indexação e recuperação da informação na era das publicações virtuais. Comunicação & Informação, v. 2, n. 1, p. 83-97, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 49. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. da. Formação do professor: a docência universitária em busca da legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
VOSGERAU, Dilmeire S. R.; ORLANDO, Evelyn A.; MEYER, Patrícia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação & Sociedade, v. 38, p. 231-247, 2017.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário, seus protagonistas. Porto Alegre:
Artmed, 2004.
ZINSSER, William. Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção. 2. reimp. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.