Campanhas publicitárias de processo seletivo das universidades comunitárias do Sul do Brasil
uma proposta de análise pelo viés da sintaxe visual
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.64678Palavras-chave:
Marketing Educacional, Vestibular, Universidade comunitáriaResumo
Com a promulgação da Lei No12.881, de 13 de novembro de 2013, as Universidades Comunitárias ou ICES - Instituições Comunitárias de Ensino Superior foram oficialmente reconhecidas como uma terceira via, ou seja, distintas das Universidades Públicas e das Privadas. Este trabalho analisou as campanhas publicitárias de vestibular e processo seletivo das Universidades Comunitárias do Sul do Brasil, identificando aspectos conceituais, como também fatores históricos, contextuais e socioculturais que elas eventualmente utilizam na construção da suas respectivas identidades comunitárias. Utilizou-se método qualitativo, com coleta de dados empíricos nos endereços de websites de cada instituição, e o tratamento dos dados baseou-se na classificação dos elementos da sintaxe da linguagem visual. Entre os principais resultados, destacam-se os padrões humanização das emoções (exprimidas por meio de expressões faciais e atividades) e reconhecimento de público.
Downloads
Referências
AMA. American Marketing Association. Definitions of marketing. Chicago: AMA, 2022. Disponível em: https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx. Acesso em: 29 jun. 2017.
ARAÚJO, Anna C. de.; OLIVEIRA, Gian M.; NASCIMENTO, José M. L. do. As contribuições do marketing para melhoria do ensino. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 10., 2000, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Universitária, 2000. CD-ROM.
BERGAMO, Fabio V. et al. De prospect a aluno: fatores influenciadores da escolha de uma instituição de ensino superior. BASE , v. 7, n. 3, p. 182-193, jul./set. 2010.
BONA, Rafael José. Os valores da educação representados na propaganda institucional audiovisual de algumas universidades catarinenses. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 7, n. 2, 2022. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/478. Acesso em: 10 Jan. 2022.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ENDO, Ana Claudia B. As marcas de uma universidade comunitária na comunicação integrada: a Unisinos. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, 1., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPCORP, 2007. Disponível em: https://abrapcorp2.org.br/anais2007/trabalhos/relacao_gt4.htm. Acesso em: 28 jun. 2019.
FLORES, Luiz Carlos da Silva.; COLOSSI, Nelson. Miopia das Universidades Comunitárias do Sistema Ensino Superior de Santa Catarina. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR (PODER, GOBIERNO Y ESTRATEGIAS EN LAS UNIVERSIDADES DE AMERICA DEL SUR, 5., 2005, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: UFSC, 2005. 17 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97430. Acesso em: 28 jun. 2019.
HIDES, MICHAEL T.; DAVIES, JJOHN; JACKSON, SUE. Implementation of EFQM excellence model self-assessment in the UK higher education sector – lessons learned from other sectors. The TQM Magazine, v. 16, n. 3, p. 194-201, 2004.
HORNINK, Erica Nicacio; HORNINK, Gabriel Geber. O marketing educacional no ensino superior: levantamento dos trabalhos apresentados nos colóquios internacionais de gestão universitária. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 14., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/131821. Acesso em: 29 nov. 219.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996. 152 p.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LAMB, Charles W.; HAIR, Joseph F.; MCDANIEL, Carl. MKTG. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
LAUXEN, Sirlei de L. Universidade: a contribuição das comunitárias. Cruz Alta, RS: Unicruz, 2012.
MEZONI, Wagner J. Pelo quinto ano consecutivo, Univali é a mais lembrada no Vale do Itajaí. Vale do Itajaí: Univali, 2017. Disponível em: https://www.univali.br/noticias/Paginas/pelo-quinto-ano-consecutivo-univali-e-a-mais-lembrada-no-vale-do-itajai.aspx. 2017. Acesso em: 30 jun. 2017.
NUNES, Ana Karin. Universidade comunitária e avaliação: os quinze anos do PAIUNG. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PINHO, José B. Comunicação em marketing. Campinas: Papirus, 2012.
PINTO, Ricardo Aurélio Quinhões.; MATOS, Silvio Simão.; SILVA, Wesley Vieira da.; ROCHA, Daniela Torres da. Eficácia das ferramentas de promoção da campanha de vestibular de uma instituição de ensino superior localizada em Santa Catarina. Revista Organizações em Contexto, v. 6, n. 11, p. 45–66, 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/view/2680. Acesso em: 11 Jan. 2022.
RADAELLI, Emir José. Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior: estudo de caso de uma universidade comunitária. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/5408. Acesso em: 15 dez. 2019.
ROSA, Ádima Domingues da. Agências reguladoras e Estado no Brasil: reformas e reestruturação neoliberal nos anos 90. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/96304. Acesso em: 18 dez. 2019.
SION, Dayane E.; MERCURIO, Nathalia F.; TOFOLI, Irso.; VENDRAME, Máris de Cássia R. Marketing Educacional. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 3., 2011, Lins, SP. Anais [...]. Lins, SP: Unisalesiano, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.