Compreendendo o jornalismo construtivo
uma análise das evocações do portal Muda Tudo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.63011Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, Discurso, ConstrutividadeResumo
Neste trabalho são observadas as características preliminares do jornalismo construtivo, as quais parecem sugerir a configuração de um novo ethos orientador ao exercício da profissão. De início são postas em relevo suas singularidades e variações evocativas explícitas para afinal compor um quadro de referência conceitual que sirva de norte às teorizações pretendidas. São então analisadas vinte e uma matérias publicadas entre janeiro e dezembro de 2019 pelo portal Muda Tudo, com o propósito de trazer à luz (para então classificar) os sentidos tecidos nas regularidades de suas evocações. Espera-se, com isso, que sejam evidenciados os traços de uma tendência epistemológica em processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.