Memória e imaginário de produtores artísticos de Santos
caminhos para a economia criativa da cidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.62858Palavras-chave:
Comunicação, Economia Criativa, Memória, Imaginário, Santos.Resumo
Na cidade de Santos tem-se empreendido a economia criativa a partir da memória e do imaginário social santista, de modo a promover desenvolvimento econômico e humano no campo da arte local. Questiona-se como a memória e o imaginário social podem contribuir para a economia criativa na cidade. O objetivo da discussão é demonstrar que o crescimento da atividade criativa em Santos tem relações com a constituição histórica da cidade e o imaginário social de seus produtores artísticos. Parte-se da compreensão de economia criativa, da identificação do imaginário social santista a partir da memória que recupera narrativas orais de histórias de vida de produtores culturais santistas, com base nas premissas da História Oral. Conclui-se que a economia criativa é a oportunidade para difundir a arte local, possibilitando que o público compreenda, por meio dos valores arraigados em sua memória coletiva e em seu imaginário social, a importância do produto artístico santista.
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