Midiatização das sociedades pós-industriais:
os efeitos transformadores da cultura da mídia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.62550Palavras-chave:
Midiatização, Cultura Midiática , Comunicação Midiática, MultiplataformasResumo
O objetivo deste trabalho é tecer uma reflexão teórica que contemple a compreensão da midiatização como um processo histórico resultante das transformações pós-industriais (VERÓN, 1997) e culturais (MATA, 1999) nas sociedades modernas. É intenção desta pesquisa suscitar uma discussão que permita compreender este fenômeno que envolve mídia, sociedade e processos sociais como um agente transformador (HEPP, 2014) das interações, relações com a mídia, do fazer midiático e instaurador de novas práticas e de uma lógica não-linear da produção de sentido em um contexto de multiplataformas, a partir da passagem da sociedade dos meios para a sociedade em midiatização (FAUSTO NETO, 2008).
Downloads
Referências
BECK, Ulrich. La sociedad Del Riesgo. Barcelona: Paidós Ibérica, 2002.
COULDRY, Nick. Crise de relegitimação: além da compulsão de uma vida saturada de mídia. Revista Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 19-28, jan./jun. de 2016.
FAUSTO NETO. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Revista Matrizes, São Paulo, n. 2, p. 89-105, abr. 2008.
HEPP, Andreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, p. 45-64, jan./jun. 2014.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Revista Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, jan./jun. 2014.
MATA, María Cristina. De la cultura masiva a la cultura mediática. Revista Diálogos de la comunicación, Lima, p. 80-91, 1999.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana - Estudos de Antropologia Social, v. 11, n. 2, p.577-591, 2005.
VERÓN, Eliseo. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 48, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.