A educação empreendedora em questão: a experiência do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.53242Palavras-chave:
Empreendedorismo. Educação empreendedora. Jornalismo empreendedor. UnipampaResumo
Este artigo discute o empreendedorismo no ensino universitário. Praticamente ignorada pela maioria dos cursos e universidades até fins do século XX, a questão empreendedora vem conquistando espaço no meio acadêmico e hoje integra o currículo de graduações que até recentemente não exibiam nenhuma intimidade com a temática. Fundamentado por bibliografia pertinente e dados sobre a crise da empregabilidade no cenário contemporâneo, o estudo constata que as instituições de ensino superior veem-se impelidas a oferecer formação que assegure melhores oportunidades profissionais e salários mais satisfatórios a seus egressos. Também discute o compromisso das universidades com o desenvolvimento regional e apresenta o caso específico da Universidade Federal do Pampa, com destaque para o programa de educação empreendedora e a orientação ao empreendedorismo no curso de Jornalismo. Conclui com dados de uma pesquisa aplicada sobre o mercado de trabalho e as perspectivas profissionais dos egressos.
Downloads
Referências
BRASIL JÚNIOR. Índice de Universidades Empreendedoras 2017. Disponível em: <http://brasiljunior.rds.land/indice-de-universidades-empreendedoras>. Acesso em 11/04/2018.
BRIDGES, William. Um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.
CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de Proximidade. Coimbra: MinervaCoimbra, 2002.
COMASSETTO, Leandro Ramires; BONITO, Marco Antonio. Inovação e empreendedorismo para vencer a crise no Jornalismo. In. ALMEIDA, Cristóvão e RIBEIRO, Marislei. Ensino em Comunicação Social num mundo de fronteiras convergentes. Pelotas: UFPEL, 2012.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. São Paulo: Elsevier, 2016.
GEM – Global Monitor Entrepreneurship. Empreendedorismo no Brasil – 2016. Curitiba: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná, 2016.
JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de proximidade. Covilhã: LabCom UBI, 2015.
LOPES, Rose Mary Almeida. Ensino de empreendedorismo no Brasil. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
MEC – Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Jornalismo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 07/04/2018.
MELO, José Marques de. Jornalismo em tempo de crise. Observatório da Imprensa, ed. 643, 28 abr. 2011. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/jornalismo-em-tempo-de-crise/. Acesso em 22/04/2018.
RAMONET, Ignacio. A crise do jornalismo e seu possível resgate (entrevista a Raúl Zibechi, em La Vaca – Bogotá – CO, em 29/01/2013). Reproduzida no site Outras Palavras. Disponível em <http://outraspalavras.net/posts/a-crise-do-jornalismo-e-seu-possivel-resgate/>. Acesso em 23/04/2018.
RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos. São Paulo: Makron Books, 1996.
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. Educação empreendedora na Unipampa. Proposta apresentada ao edital de Chamada Pública Sebrae/RS 02/2016 – Educação empreendedora em instituições de ensino superior. Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Bagé/Alegrete, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.