Representação Visual Gastronômica: Interpretação Aplicando Semiótica Peirceana
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.50105Palavras-chave:
Comunicação. Bios Midiático. SensorialidadeResumo
Este artigo, cujo tema contempla a interface mídia e gastronomia, objetiva explicitar o potencial de uma representação visual gastronômica de aguçar os sentidos do intérprete. Para tanto, apresentamos reflexões sobre gastronomia, enquanto linguagem, e sobre midiatização, tratamos também de aspectos da gastronomia contemporânea e analisamos, na perspectiva da semiótica peirceana, uma representação visual, selecionada no livro Essential Cuisine- Bras: Laguiole, Aubrac, France, de 2003, do chef Michel Bras. A relevância deste artigo está na possibilidade de refletir sobre a relação entre comunicação e linguagem, com foco na gastronomia, bem como por aplicar uma metodologia de análise advinda da semiótica peirceana.
Downloads
Referências
BRAS, M. Essential Cuisine - Bras: laguiole, aubrac, france. França: Rouergue, 2003.
CANDIOTTO, R. F. Comunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel
Bras em destaque. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura), 102 p., 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2016.
DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. de. Aulas de semiótica peirciana. São Paulo: Annablume, 2013.
DRIGO, M. O.; PEREZ, C. Espaços de vivência com a ‘cultura chinesa’: comunicação e rituais alimentares em foco. Signos do Consumo, São Paulo, v. 4, n.2, p. 145-164, 2012.
FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.
FLANDRIN, J. L.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
FRANCO, A. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: Senac, 2006.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PEIRCE, C. S. Antologia filosófica. Lisboa: Casa da Moeda, 1998.
SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
SODRÉ, M. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, Dênis de. Sociedade midiatizada (Org.). Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.