Mídias, mudanças e contradições no mundo do trabalho:
a apropriação local da campanha mundial da Coca-Cola ‘Abra a Felicidade’
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23i.47735Palavras-chave:
Coca-Cola. Felicidade. Sorocaba Refrescos. Mídia. Globalização.Resumo
Este artigo aborda o mote publicitário da “Felicidade”, construído pela marca global Coca-Cola e sua apropriação local, em função da demissão de trabalhadores do setor de transportes da Sorocaba Refrescos, representante da Coca-Cola na cidade de Sorocaba, SP. O trabalho, amparado pelo conceito de globalização, busca compreender, através da análise de cartazes, um informativo e um vídeo, como a imagem da Felicidade, criada com fins publicitários, extrapolou sua relação com o produto para ser apropriada por um discurso que expõe a relação patrão / empregados e que converte o viés estético em parâmetro ético.
Downloads
Referências
ARROYO, M.; TRISTÁN, R.; IZEDDIN, D. El secreto de la felicidad, según un monje budista y una monja contemplativa. El Mundo, Madrid, 11 abr. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2XnZ0bJ.
GARCIA, D. Javier Sádaba: hablar de felicidad absoluta es mentir, no somos superhéroes. Yorokobu, Madrid, 6 out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2VhKMrc. Acesso em: 1º maio 2015.
GRATTON, L. Prepárate: el futuro del trabajo ya está aquí. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2012.
GUEMAWAT, P. Redefiniendo la globalización: la importancia de las diferencias en un mundo globalizado. Barcelona: Deusto, 2008.
KUKLINSKI, H. P. Pautas sobre la felicidad: cuestionar el mapa mental del trabajo. Imagine Creativity Center, Barcelona, 4 jul. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2Vh6LPa. Acesso em: 1º maio 2015.
LOURENÇO, A. Sorocaba refrescos explica 217 demissões. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 5 mar. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2So3lIr. Acesso em: 05 ago. 2015.
MARKUM, Paulo. Jesus Martín-Barbero. Roda Viva, São Paulo, 3 fev. 2003. Disponível em: https://bit.ly/2Xmm4YH. Acesso em: 5 ago. 2015.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SILVA, Juremir Machado da. O silêncio do objeto: uma lógica hiper-espetacular. In: MELO, José Marques de e MORAIS, O. J. (org.). Mercado e comunicação na sociedade digital. São Paulo: Intercom, 2007, p. 159-164.
ZINI JR., A. A. Globalização. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 maio 1996. Caderno Economia, p. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.