Mídias, mudanças e contradições no mundo do trabalho:

a apropriação local da campanha mundial da Coca-Cola ‘Abra a Felicidade’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23i.47735

Palavras-chave:

Coca-Cola. Felicidade. Sorocaba Refrescos. Mídia. Globalização.

Resumo

Este artigo aborda o mote publicitário da “Felicidade”, construído pela marca global Coca-Cola e sua apropriação local, em função da demissão de trabalhadores do setor de transportes da Sorocaba Refrescos, representante da Coca-Cola na cidade de Sorocaba, SP. O trabalho, amparado pelo conceito de globalização, busca compreender, através da análise de cartazes, um informativo e um vídeo, como a imagem da Felicidade, criada com fins publicitários, extrapolou sua relação com o produto para ser apropriada por um discurso que expõe a relação patrão / empregados e que converte o viés estético em parâmetro ético.

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Biografia do Autor

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba -
UNISO.

Paulo Celso da Silva, Universidade de Sorocaba

Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba -
UNISO.

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Publicado

2020-04-09

Como Citar

SILVA, M. C. C.; SILVA, P. C. da. Mídias, mudanças e contradições no mundo do trabalho: : a apropriação local da campanha mundial da Coca-Cola ‘Abra a Felicidade’. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23i.47735. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/47735. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos