Aspectos da cibereligiosidade: A dinâmica informacional do portal “jovens conectados” da CNBB

Autores

  • Emilson Ferreira Garcia Junior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento
  • Edvaldo Carvalho Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.43463

Palavras-chave:

Informação. Igreja Católica. Ressonância.

Resumo

Nossa proposta de discussão busca propor um diálogo interdisciplinar entre os campos da informação, religiosidade e comunicação. Nosso objetivo principal foi compreender as estratégias de disseminação de conteúdo religioso do portal ‘jovens conectados’ da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O trabalho delimitou para fins de análise, a dinâmica de formação que é oferecida aos usuários, bem como as estratégias de compartilhamento das mensagens vinculadas. Observamos que o referido site tem como meta a ressonância da identidade religiosa nas redes sociais e a adoção de um perfil editorial que busca uma convergência enunciativa pautada em temas de interesse da instituição. O principal órgão da Igreja Católica do Brasil busca a partir do ambiente digital, fomentar uma evangelização que adéqüe uma linguagem moderna e os preceitos doutrinais com o intuito de arregimentar os jovens a uma experiência de fé.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilson Ferreira Garcia Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Natural da cidade de Patos, Sertão da Paraíba, realizou trabalhos na área artística (teatro), no movimento estudantil (grêmios e centros acadêmicos) e em serviços comunitários (voluntariado religioso). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com extensão universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Lima, Peru. É professor e atua nas seguintes linhas de pesquisa: religião e mídia, cibercultura, informação e política. Tem experiência nas seguintes áreas de extensão universitária: jornalismo online e comunitário, rádio e ensino. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2011 a 2013, possui artigos publicados em eventos acadêmicos, congressos e revistas eletrônicas. Atualmente, é estudante do Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Robéria Nádia Araújo Nascimento

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Professora Titular do curso de Comunicação Social (UEPB). Brasil, Paraíba, Campina Grande.

Edvaldo Carvalho Alves


Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). 

Referências

___________. Jovens conectados. Disponível em: www.jovensconectados.com.br. Acesso em: 02 dez 2014.

BARRETO, Angela Maria. Informação e conhecimento na era digital. In: Revista IBICT. Vol I, n 1, 2006.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. 2ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. V.1 São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHESNAUX, Jean. Modernidade- mundo. Petrópolis: Vozes, 1989.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja no Brasil 2003-2006. São Paulo: Paulinas, 2003.

_______. Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais. Brasília: CNBB, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo : Aleph, 2008.

LEVY, Pierre. A conexão planetária. São Paulo: 34, 2001.

_________. Inteligência coletiva. São Paulo: 34, 1998.

_________. O que é o virtual. São Paulo: 34,1996.

MARTINO, Luís Mauro. Mídia e poder simbólico: um ensaio sobre comunicação e campo religioso. São Paulo: Paulus, 2003.

RIBEIRO, J. C. Religiosidade Jovem - pesquisa entre universitários. São Paulo: Loyola, Olho d’Água, 2009.

SANTOS, Jair Ferreira. O que é pós-moderno. São Paulo: Braziliense, 1986.

SUESS, Paulo. Cenários e discursos: Ranallah e Jerusalém, Tikal e Roma. In: GUERRIERO, Silas. O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Tradução de Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

WEISSBERG, Jean Louis. Os paradoxos da Teleinformática. In:PARENTE, André. Tramas da Rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

GARCIA JUNIOR, E. F.; ARAÚJO NASCIMENTO, R. N.; CARVALHO ALVES, E. Aspectos da cibereligiosidade: A dinâmica informacional do portal “jovens conectados” da CNBB. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 2, p. 59–74, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i2.43463. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/43463. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos