Consumo e cultura de massa: reflexões sobre a literatura de autoajuda e seus leitores
DOI:
https://doi.org/10.5216/32623Palavras-chave:
Leitura. Autoajuda. Consumo. Felicidade. Cultura de Massa.Resumo
Dado que a cultura é entendida através do estudo de seus componentes simbólicos, em nossa tese de doutorado, investigamos uma prática cultural que renova incessantemente interesse y resiste às vicissitudes do tempo: a leitura. Limitamos o estudo a um gênero da cultura de massa que detém uma presença dominante no mercado editorial atual: a literatura de auto-ajuda. Além disso, com a intenção de dar uma realidade sociocultural à figura do leitor, nós abordamos um caso particular: San Salvador de Jujuy (Argentina). A partir disso, neste artigo, refletimos especificamente sobre as expectativas de leitura e questionamos: o que se busca na literatura? Com base em nossa pesquisa, concluímos que o consumo de livros de autoajuda pode ser ligado, por um lado, com a necessidade de dar forma e sentido à história pessoal e, por outro, com a busca de sentimentos etéreos, a liberdade e felicidade.
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